Geral

Manifestantes espalham faixas contra a vinda do Intercept

Palestra com jornalista editor do Intercept Brasil, Alexandre de Santi, deve ocorrer no dia 18 de setembro na Univates

Créditos: Cristiano Duarte
No viaduto em frente ao Shopping de Lajeado, manifestantes estenderam faixa contra a vinda do Intercept na cidade - Cristiano Duarte

Surge um novo grupo político no Vale do Taquari: o Movimento União de Direita (M.U.D). Formado por alguns dos ex-integrantes do Movimento Direita dos Vales (MDV), em seu primeiro ato, o M.U.D espalhou faixas pela cidade com frases contra a vinda do editor do Intercept Brasil, Alexandre de Santi, para a palestra na Univates que ocorre no dia 18 de setembro.

"Fora IntercePT", com as últimas duas letras em vermelho, "Intercept, o Vale não te quer", "Univates não nos envergonhe", são alguns dos pedidos do M.U.D. Segundo o Movimento União de Direita, a vinda de Alexandre de Santi para palestrar em Lajeado é uma afronta às mais de 70% de pessoas que votaram em Jair Bolsonaro no Vale do Taquari.

Embora a Univates tenha trazido palestrantes identificados com a ideologia de Direita em outras oportunidades, como o deputado federal Marcel van Hattem (Novo) e o jornalista Alexandre Garcia, colunista de O Informativo do Vale, a vinda de Alexandre de Santi seria corroborar com um criminoso, segundo o M.U.D.

"Não somos contra pelo palestrante ser de esquerda. A questão é que o Intercept praticou crime ao utilizar hackers contra autoridades públicas. Não é positivo para a cidade e nem para a instituição", diz um membro que prefere não se identificar.

Em zonas de grande circulação de pessoas, como o viaduto da BR-386 em frente ao Shopping de Lajeado, o trevo de acesso ao Bairro São Cristóvão e a fachada de onde será o Mc Donald's da cidade foram os pontos escolhidos pelos manifestantes.

 

MDV cancela evento

A manifestação do Movimento Direita dos Vales (MDV) que ocorreria em frente a Univates no dia da palestra foi cancelada. O líder do grupo, Felipe Milani, afirma que os membros do MDV foram ameaçados por pessoas de ideologia oposta as deles. O conjunto "La Banda Loka Liberal", banda com canções contra a esquerda, estava entre os confirmados no ato.

"Optamos por cancelar o evento. Com estas ameaças colocamos outras pessoas em risco e não temos como nos responsabilizar pela violência que pode ocorrer na manifestação vindo de nossos opositores", explica Milani.

Além disso, ele afirma que o MDV entendeu que deve respeitar a vinda de Alexandre de Santi. "Embora nossa estratégia siga sendo de repúdio, vamos respeitar o espaço e garantir o direito constitucional de ir e vir das pessoas."

 

A palestra

Com o tema "Intercept: Jornalismo investigativo e independente no Brasil", a palestra com o jornalista Alexandre de Santi, representante do site The Intercept Brasil, ocorre no dia 18 de setembro, das 19h10min às 22h. São oferecidas mil vagas para participação no evento.

O portal investigativo é responsável pela divulgação de mensagens atribuídas ao ministro da Justiça, Sérgio Moro, supostamente trocadas com o procurador Deltan Dallagnol e demais pessoas no âmbito da Operação Lava-Jato.

O evento é organizado pelo Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS). As vagas estão esgotadas, mas no caso de pessoas desistirem, é possível abrir novas. Interessados devem conferir no site de inscrições do evento ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5603.


O que diz a Univates

O reitor da Univates, Ney José Lazzari, reafirma a importância tanto da livre manifestação, quanto o livre direito à fala - inclusive, o livre direito a colar cartazes na cidade.
A universidade enfatiza que em outros momentos já vieram palestrantes de outras visões e com certeza outros virão. "A Universidade é dinâmica, é papel dela promover debates."

 

Comments