Variedades

Univates realiza evento que reúne tradições alemã, italiana e gaúcha

Atividades gastronômicas, de dança, literatura e música, que começaram nesta sexta-feira, seguem até domingo


- Gabriela Longo/divulgação

Lajeado - A Univates promove, desde sexta-feira, o evento Ciranda Cultural: O Vale em Movimento. O projeto, que segue até domingo e está sendo realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura, Pró-cultura RS, pretende reunir 4,5 mil pessoas. Durante os três dias, 60 atividades, como danças, palestras, oficinas, músicas, exposições, mostra gastronômica e literária, poderão ser apreciadas de forma gratuita, com o objetivo de valorizar a diversidade cultural da região do Vale do Taquari.

Na sexta-feira, as atrações tiveram como foco a tradição germânica, folclore pioneiro no Vale do Taquari. As atividades aconteceram no Centro Administrativo de Teutônia. Entre os presentes no palco principal estiveram o Grupo Folclórico Alemão Tanzen Macht Freund e o Grupo Folclórico Alemão Origens. No sábado e domingo, as atividades ocorrem no Centro Cultural da Univates. No dia 25 as atrações envolvem a cultura italiana, com o Grupo de Danças Italianas Tutti Fratelli e Grupo Folclórico Italiano La Barca, e, no dia 26, a gaúcha, com os CTG's Querência de Arroio do Meio e Tropilha Farrapa.

Programação

25/11 - sábado - Folclore Italiano
Palco Principal
13h30min: Grupo de Danças Italianas Tutti Fratelli
14h30min: Gastronomia Univates
15h30min: Grupo Folclórico Italiano La Barca
16h30min: Oficina de Dança Italiana

Palco Central
13h30min: Cia Artte
14h: Paratimbum
14h30min: Gdefe
15h: Cemef - Teutônia
15h30min: Cia Artte
16h: Cemef - Teutônia
16h30min: Paratimbum
17h: Gdefe

26/11 - domingo - Tradição Gaúcha
Palco Principal
13h30min: CTG Querência de Arroio do Meio
14h30min: Gastronomia Univates
15h30min: CTG Tropilha Farrapa
16h30min: Oficina de Dança Gaúcha

Palco Central
13h30min: Espaço da Arte
14h: Gdefe
14h30min: Cemef - Teutônia
15h: Cia Artte
15h30min: Gdefe
16h: Cemef - Teutônia
16h30min: Espaço da Arte
17h: Cia Artte


10ª Mostra de Dança Univates

A Univates realiza, também, A 10ª Mostra de Dança Univates. O evento, que iniciou na sexta-feira, segue no sábado, no teatro da instituição. A atividade, que é gratuita e aberta ao público, exibe as diferentes culturas que formaram a região por meio de apresentações artísticas de crianças, jovens e adultos. No palco, coreografias contemporâneas e de antepassados promovem a troca de experiências e a integração de culturas.

Na sexta-feira, houve apresentação da categoria infantil (até 12 anos de idade) e o espetáculo "Guia improvável para corpos mutantes", que foi inspirado na habilidade das crianças de pensar o corpo e reinventá-lo, tanto ao representá-lo em desenhos e esculturas quanto ao brincar, facilmente mudando de identidade, de tamanho e de forma.

No sábado, das 18h30min às 22h30min haverá apresentação da categoria juvenil/adulto (a partir de 13 anos), e o espetáculo "Mães cujos filhos são peixes", do coletivo Negressencia. O Projeto Negressencia aborda o processo criativo em dança negra, possibilitando o reencontro das bailarinas com seus ancestrais, tornando possível dançar com elas e se envolver com a história de outras mulheres negras do Rio Grande do Sul. Discursos sobre suas trajetórias são reelaborados artisticamente, propondo-se a falar do nosso Estado a partir da presença dessas mulheres negras. O espetáculo Negressencia "Mulheres cujos filhos são peixes" mostra a dança negra contemporânea, pensado por corpos negros em movimento.


Aniversário de Arroio do Meio
O fim de semana será de intensa programação para a comunidade arroio-meense. Os eventos festivos antecedem o aniversário de 83 anos do Município, comemorado em 28 de novembro, e concentram-se no entorno da Praça Flores da Cunha e da Rua de Eventos. Na manhã de sábado ocorrem três eventos simultâneos. Das 8h às 11h30min, o Clube Esportivo será palco da Feira Municipal de Saúde, com oferta de exames e demais serviços gratuitos de saúde preventiva à comunidade.

Enquanto isso, a Rua de Eventos sedia a 23ª edição da Campanha de Descarte Ambientalmente Correto Jogue Limpo com Arroio do Meio e a Feira do Produtor e Artesanato, das 8h às 11h. Será a oportunidade para adquirir produtos frescos e orgânicos, e aproveitar para fazer o descarte consciente de eletroeletrônicos, sucatas, medicamentos vencidos, óleo de cozinha, pilhas, baterias, garrafas pet, latas de alumínio, papel, papelão, plástico, jornais, revistas, lâmpadas fluorescentes e vidros de café e conserva.

Partindo da Secretaria de Educação e Cultura, às 9h, seguindo pela Rua Dr. João Carlos Machado, o 15º Desfile da Primeira Infância promete encantar a comunidade com bebês e crianças arroio-meenses. Ao final do desfile, haverá bênção religiosa com padre e pastores na Praça Flores da Cunha.

A festa de aniversário do Município segue no domingo com o 2º Cicloturismo de Arroio do Meio, com saída às 7h, no Ginásio Pá-Rural. Às 19h, toda a comunidade está convidada a prestigiar a Show de Aniversário Arroio do Meio 83 anos, com apresentação das arroio-meenses Betânia Bersch Delazeri e Júlia Scheid Zimmer, show da banda Nova Estação e escolha da nova corte. As atrações ocorrem na Rua de Eventos.


Espetáculo de folclore, em Estrela

Após 75 apresentações no ano, realizadas pelas diversas categorias de dançarinos por inúmeras cidades do país, os Grupos Folclóricos de Estrela realizam um espetáculo de final de temporada. O evento, que faz parte da programação de Natal de Estrela, ocorre no domingo, às 20h, no Parque Princesa do Vale, o "Parcão". Se apresentarão várias categorias e mais de 200 dançarinos com seus trajes típicos e muitas danças. A organização orienta que o público leve cadeiras.

Feira de Artesanato de Natal, em Estrela
A 24ª Feira de Artesanato de Natal, promovida pela Associação dos Artesãos de Estrela (Estrelart), terá lançamento neste sábado, às 17h, no Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann. A feira, evento já tradicional no município, ocorre de 8 a 10 de dezembro, no ginásio do Colégio Santo Antônio. Nos dias 8 e 9 estará aberta das 10h às 20h e, no dia 10, das 10h às 18h. De acordo com a presidente da Estrelart e da Casa do Artesão de Estrela, Simone Wolker, a feira contará com cerca de 50 expositores, a maioria de Estrela, mas também de outras cidades, entre elas Porto Alegre, Venâncio Aires, Lajeado, Bom Retiro do Sul. Com foco no Natal, os consumidores poderão adquirir guirlandas, enfeites de mesa, papais noéis e outros produtos e opções de presente relacionados à data. Também serão oferecidos trabalhos de pintura em MDF, mandalas de vidro, tricô, crochê e objetos confeccionados com material reciclável.

Rodeio crioulo, em Lajeado
Iniciou na sexta-feira e segue até domingo o 11° Rodeio Crioulo do CTG Tropilha Farrapa. O evento ocorre no Parque de Eventos, e contará com diversas competições de modalidades individuais e em equipes, além de atrações culturais. Ao todo são mais de R$ 13 mil em premiações. No sábado, às 22h30min, será realizado o fandango, animado pelo Grupo Emballus.

Comentários

VEJA TAMBÉM...