Variedades

Porca dá cria a dez filhotes fêmeas

Fato é considerado muito raro e ocorreu em propriedade rural em Alto Pouso Novo

Créditos: Alício de Assunção
INÉDITO: Márcio da Silva, Guilherme e Gema Bonacina estão impressionados com o nascimento de dez filhotes fêmeas - Alício de Assunção

Pouso Novo - Há cerca de 30 dias, a família Bonacina, de Alto Pouso Novo, teve uma surpresa quando uma leitoa pariu dez porquinhas. Criadores de suínos, se surpreenderam com o fato de todas serem fêmeas. Geralmente, nascem machos e fêmeas. Os Bonacina logo contataram o técnico agrícola e inseminador da Prefeitura, Márcio José da Silva (33), que vê o caso como muito raro.

"Trabalho nessa área há dez anos e nunca presenciei ou ouvi falar de nascimentos somente de um sexo de uma só vez." De acordo com o profissional, o sêmen da raça Landrace utilizado foi adquirido na Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), em Estrela.

Para Gema e Guilherme Bonacina, o fato é considerado inusitado. "O normal é nascerem cinco de cada sexo, mas aqui foi diferente e isso tem chamado a atenção da vizinhança. Em 30 anos produção, nunca havíamos visto algo parecido", comentam, enquanto acompanham o crescimento das recém-nascidas. "Já estão pesando três quilos cada uma em apenas um mês. São bem sadias".

Confira o vídeo da mãe com os filhotes:

Comentários

VEJA TAMBÉM...