Variedades

Novas exposições em novembro

Quatro exposições de modalidades distintas poderão ser conferidas este mês na Univates

Créditos: Da redação
- Henrique Costa Hirsch/divulgação

Lajeado - Em novembro, a comunidade acadêmica da Universidade do Vale do Taquari - Univates e apreciadores das artes plásticas poderão conferir quatro exposições nos espaços arte da Instituição. De fotografia a quadros coloridos, modalidades distintas estarão em exibição. As mostras são abertas ao público de forma gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h.

No Espaço Arte 7 o espectador poderá apreciar a mostra fotográfica "Gaya: um percurso sensível", do artista porto alegrense Henrique Costa Hircsh. Na exposição o artista propõe um passeio visual emotivo junto à natureza, perpassando fauna e flora, deixando registros-memórias do artista.  Ele usa a cor na representação dos elementos componentes da natureza, buscando passar movimento, vida, na vibração de cores intensas e saturadas, tentando equilibrá-las.

Já Vanessi Reis, também de Porto Alegre, que irá expor no Espaço Arte 8, traz para a Univates a exposição de fotografias "Paisagem sul do Rio Grande - Horizonte sem fim". Nessa exposição a artista traz a paisagem natural, sem ou com quase nenhuma intervenção humana. Os pisos, portas, janelas, arquiteturas e suas marcas ou resíduos sobre eles acumulados ou deles retirados, que contavam as trajetórias individuais desses itens inanimados pelo uso, agora são substituídos por elementos vivos, componentes da natureza, à resguardada na Estação Ecológica do Taim Criada por decreto em 1986, essa área de preservação ambiental passou a pertencer ao restrito grupo das principais áreas ambientais do mundo.

O destaque deste mês é a exposição com foco na sustentabilidade, intitulada "Arte em relevo com recicláveis", do artista lajeadense Hugo Breyer. A mostra traz uma coleção de obras de arte como "Favo de Mel", "Anéis da Olimpíada", "A Lira" e "A C'Obra Prima", que são peças elaboradas a partir do reaproveitamento de resíduos. Do lixo para as telas, os materiais ganharam formas e cores por meio da criatividade do artista. Para Breyer, é uma maneira de reeducar a população para a sustentabilidade. "A exposição de meus quadros na Univates representa uma oportunidade ímpar para mostrar ao público uma maneira de reaproveitar, em parte, o material jogado fora", a exposição ocorre no Espaço Arte 7

Já ainda no Espaço Arte 7, é possível conferir a exposição organizada pela agência de turismo porto alegrense Volá Viagens, em parceria com o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Univates; denominada "ArqTur", que nos traz uma mostra fotográfica cheia de riqueza cultural e arquitetônica. Com fotografias de 6 países da América Latina, a abrangência das 10 a 12 expedições anuais da ArqTur, tem a capacidade de retratar Arquitetura, Urbanismo e diversas realidades socioeconômicas e ambientais do nosso continente.

Mais informações sobre as exposições podem ser conferidas no site www.univates.br/cultura ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5946.

Comentários

VEJA TAMBÉM...