Variedades

Natureza e religiosidade entre os atrativos de Itapuca

Município mais distante de Lajeado apresenta seus atrativos

Créditos: Alício de Assunção
- Alício de Assunção

Itapuca - Situado nos limites entre o Vale do Taquari, Alto da Serra do Botucaraí e Serra Gaúcha, o município está localizado 120 quilômetros de Lajeado, sendo o mais afastado da Capital do Vale. Porém a distância, que pode ser percorrida em cerca de duas horas por rodovias asfaltadas, a ERS-332 e ERS-132, é recompensada pelas paisagens do trajeto e as belezas naturais que rodeiam o município, que conta com 2.309 habitantes, em altitude de 740 metros, o que proporciona clima de montanha na maior parte do ano.

Dezenas de açudes entre potreiros e extensas plantações de soja e milho circundam os caminhos que conduzem à cidade. No Centro, a calmaria de um pequeno município interiorano e o destaque para a recentemente reformada Igreja Católica Matriz São Miguel Arcanjo, que em 19 de fevereiro completa 101 anos de existência. Além da parte interna, que chama a atenção pelos detalhes do altar e paredes, as janelas são em estilo rosácea, muito usadas no período gótico e que transmite por meio da luz e das cores momentos de espiritualidade. No interior, dezenas de cascastas e o Pulador do Rio Guaporé apresentam imagens dignas de cartão postal, além de capitéis e casas comerciais.

Outro atrativo que estará disponível, a partir de 18 de fevereiro, será o Caminho Autoguiado de Itapuca, um percurso de 27,9 quilômetros em que caminhantes poderão percorrê-lo sem a necessidade de condutores. A iniciativa é uma parceria da Amturvales, Passeios na Colônia e Prefeitura.

Pulador do Rio Guaporé

Nos limites entre Itapuca e União da Serra, a 18 quilômetros da Sede, por estrada não pavimentada, uma ponte de madeira serve de mirante para a contemplação de um dos locais mais belos da região. O Rio Guaporé, de uma largura de cerca de 10 metros, no local reduz o leito a pouco mais de um metro, numa extensão de cerca de 100 metros, com cachoeiras e quedas d?água. Não se tem exatidão, mas comenta-se que a profundidade chega a 90 metros, por isso não se aconselha banhos.

Confira o vídeo:
 
Cascata do Galo

Na localidade de Linha Capinzal, quatro quilômetros do centro da cidade, a Cascata do Galo, com cerca de 30 metros de altura, encanta os frequentadores, que podem utilizar o lugar para banhos. Situada em propriedade particular, o acesso é por uma trilha íngreme de 1,5 quilômetro de trajeto em meio à mata nativa.

 

Comentários

VEJA TAMBÉM...