Variedades

Criador do rodeio de Progresso recebe medalha da Assembleia

Homenagem póstuma foi entregue para a família na tarde de sábado

Créditos: Matheus Aguilar
ENTREGA: esposa e filhos de Getúlio receberam a Medalha da 54° Legislatura - Matheus Aguilar
Progresso A emoção marcou a 60ª edição do Rodeio de Progresso, que aconteceu neste final de semana. No início da tarde do sábado, a família de Getúlio Scheeren, fundador do evento, recebeu a Medalha da 54ª Legislatura, concedida pela Assembleia Legislativa. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Enio Bacci (PDT). Getúlio faleceu em novembro de 2017. A honraria, uma das principais concedidas pela Assembleia, foi entregue para a esposa do tradicionalista, Ilka Scheeren, e familiares presentes. 

O rodeio de Progresso é um dos mais tradicionais do Rio Grande do Sul. Durante a edição do ano passado, o idealizador e coordenador, Getúlio Scheeren, estava internado no hospital. "Lembro de ter visitado ele naquele momento e ele me disse que estaríamos juntos aqui neste ano", recordou o deputado estadual Enio Bacci, autor da homenagem. "E estando aqui para entregar esta medalha para a família, tenho certeza da presença do Getúlio em todos os lugares deste rodeio", comentou. 

A paixão pelo tradicionalismo e a trajetória política dele motivaram a concessão da honraria estadual. Conforme Enio Bacci, Getúlio era um lutador. "Foi um dos homens mais obstinados que conheci", frisa. O homenageado deu início ao processo de emancipação de Progresso. Apesar da força política, nunca foi prefeito. "Certa vez perdeu uma eleição por 17 votos, mas não se abateu. Sempre lutou pelo bem e desenvolvimento da sua comunidade", destacou o deputado. "Ele tinha um carisma que extrapolava o Vale do Taquari. Por isso, embora sugerida por mim, a entrega desta medalha foi aceita por unanimidade na Assembleia Legislativa", revelou.

A esposa de Getúlio, Ilka, fez questão de agradecer a lembrança ao companheiro de quase 60 anos. "Ele foi um companheiro muito bom, um homem honesto. É uma emoção muito grande tudo o que estão fazendo para manter viva a memória dele", comentou. 
 
 
Taça
Outra personalidade local lembrada foi Jaimir Piffer, falecido há três anos, irmão do capataz do CTG Sinuelo da Amizade, Paulo Piffer. "Demos o nome dele para uma das taças em disputa no rodeio. É uma forma de homenageá-lo, por tudo que já fez por esta entidade e pelo evento", destacou Paulo. Segundo ele, aproximadamente 450 competidores participaram das provas de tiro de laço.  
 
 
Saiba mais
Além de fundador do rodeio, considerado o primeiro do Estado, Getúlio Scheeren atuou no movimento de emancipação de Progresso e fundou o PDT no município em 1988. Participou da elaboração do projeto de asfaltamento da ERS-432, que liga Progresso à BR-386. Foi secretário de Obras, Viação e Serviços Públicos em Progresso na gestão do ex-prefeito Valmor Francisco Soletti (1993-1996). Assumiu a Secretaria da Agricultura por três anos na administração de Luis Manini (2005-2008) e reassumiu a Secretaria de Obras no período 2013-2016, durante o governo de Edgar Cerbaro. Scheeren, faleceu aos 80 anos, em novembro de 2017.
 

Comentários

VEJA TAMBÉM...