Variedades

Arquivo Histórico Municipal realiza exposição para divulgar o acervo

Espaço fica na Biblioteca Pública João Frederico Schaan

Créditos: Da redação
- divulgação

Lajeado - Para quem deseja conhecer a história do município, o Arquivo Histórico Municipal de Lajeado realiza uma exposição com imagens fotográficas e documentos do seu acervo na Biblioteca Pública João Frederico Schaan. A exposição estará aberta para visitação da comunidade até o dia 19 de outubro.

Com o objetivo de divulgar o espaço histórico e permitir às pessoas conhecerem a história de Lajeado, a exposição conta com fotos do ano de 1910 até 1970 das principais ruas da cidade, casas e vistas panorâmicas do município. Além disso, há também cartas traduzidas da Segunda Guerra Mundial e livros manuscritos. "Essa exposição é uma forma de divulgar uma parte do nosso arquivo. Recebemos muitas visitas, principalmente de escolas e pesquisadores interessados na história tanto de Lajeado, quanto de toda a região", conta a historiadora e responsável pelo Arquivo, Adriana Jachetti. Segundo a historiadora, os registros só podem ser manuseados com o uso de luvas, e as pesquisas devem ser realizadas no local, pois nenhum material pode ser retirado. As visitas guiadas com a historiadora necessitam ser previamente agendadas.

Saiba mais
O Arquivo Histórico Municipal foi criado pelo Decreto nº 4.523 de 12 de janeiro de 1995. Desde 1996, o Arquivo localiza-se junto à Biblioteca Pública Municipal. O acervo está organizado em diversos itens:
- Documentação avulsa (requerimentos, ofícios, cartas e outros)
- Acervos iconográficos (fotos avulsas e álbuns)
- Mapoteca (croquis, plantas e mapas)
- Acervos impressos (legislação e relatórios federais, estaduais e municipais)
- Biblioteca especializada (obras raras)
- Códices (livros manuscritos desde 1877)

Onde fica:
Endereço: Rua Júlio de Castilhos, 411, Centro
Telefone: (51) 3982-1087
Horário de funcionamento: segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 17h, e nas sextas-feiras, das 8h às 14h

 

Comentários

VEJA TAMBÉM...