Geral

Justiça Federal inaugura nova sede

Nova localização centraliza atendimento jurídico em Lajeado

Créditos: Kassieli dos Santos
Juízes federais Andrei Gustavo Paulmichl e Mauro Sbaraini descerraram a placa - Kassieli dos Santos

LAJEADO | Na tarde de ontem, a Justiça Federal do Rio Grande do Sul inaugurou o novo prédio da sede em Lajeado. Localizado na Avenida Presidente Castelo Branco, 502, Bairro Moinhos, o espaço promove a proximidade dos órgãos da Justiça e centraliza o acesso da população aos serviços prestados.

A solenidade contou com a presença da diretora do Foro da Justiça Federal do Rio Grande do Sul (JFRS) juíza federal, Daniela Tochetto Cavalheiro; diretor do Foro de Lajeado, juiz federal Mauro Sbaraini; Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, desembargadora Vania Cunha Mattos; prefeito Marcelo Caumo, diretor do Foro da Comarca de Lajeado, representando o Tribunal da Justiça do Estado, Luis Antônio de Abreu Johnson; procurador da República, Fernando Machiavelli Pacheco e deputado Edson Brum representando a presidência da Assembleia Legislativa.

Conforme o juiz federal, diretor do foro local, Mauro Sbaraini, a construção atende ao formato funcional adotado pela Justiça Federal. "O Tribunal Regional Federal da 4ª Região vem ampliando todas as sedes do Rio Grande do Sul e o município está sendo uma das últimas. Aqui temos vantagens de segurança, em função do compartilhamento com outros órgãos, mais vagas de estacionamento e melhores condições para o atendimento. Essa nova sede foi idealizada pelo tribunal dentro de uma política de construção de prédios", explica.

A sede judiciária, em Lajeado iniciou as atividades em 2001, no antigo prédio que ficava na Rua Alberto Torres. Em 2005 foi criada a 2ª Vara Federal com a necessidade de um novo espaço e a sede passou a se situar na Rua Emílio Conrad, onde permaneceu até 2009. O novo projeto visa proporcionar acessibilidade. Na parte térrea estarão todas as salas de atendimento ao público, sala de audiências, sala de perícias, que facilita a locomoção e uma sala específica para réus presos.

O prédio alugado foi projetado pelo engenheiro civil Sidinei Zen, por meio de uma licitação. A diretora do Foro, da (JFRS) Daniela Tochetto Cavalheiro, destacou a funcionalidade das instalações e a falta de recursos do órgão para construções próprias. "Não é um prédio amplo, porém possibilitará um bom funcionamento. É um prédio alugado fruto da parceria pública e privada", destaca.

Na solenidade, a Presidente da OAB Subseção Lajeado, Alessandra Glufke vibrou com as novas instalações. "É algo que se fala há muito tempo. A aproximação dos prédios melhora o acesso e mostra o empenho da Justiça Federal com o seu público", afirma.

O prefeito Marcelo Caumo ressaltou a relevância da nova localização no centro jurídico e falou da intenção em trazer melhorias ao prédio da prefeitura.

 

Serviços

O atendimento deverá ser retomado na próxima terça-feira, após a instalação dos quatro juízes e 36 funcionários. "Ocupamos o antigo prédio até sexta-feira, fizemos uma suspensão de prazos de atendimento, contudo as partes não têm prejuízo porque os prazos não correm, e a partir disso teremos condições de trabalhar internamente. Nesse período, de suspensão dos prazos do dia 10 ao dia 17, eles não correm, não ocasionando prejuízos. Qualquer situação de emergência é atendida, a justiça não para. Como nossos processos são eletrônicos, os nossos funcionários foram orientados a continuarem o trabalho em casa, neste momento", destaca o diretor do Foro.

Comments

SEE ALSO ...