Geral

Celebração marca 50 anos de sacerdócio


Dom Gentil Delazeri comemorou a data com missa na comunidade da Linha Três Reis, Coqueiro Baixo

 

 Coqueiro Baixo 

Mais de 700 pessoas marcaram presença na celebração dos 50 anos de sacerdócio de Dom Gentil Delazeri, em missa na comunidade da Linha Três Reis, Coqueiro Baixo - que pertence à paróquia de Relvado, no dia 6 de janeiro.
Conforme o presidente da comunidade, Leandro Delazeri, as comemorações também tiveram carreata, almoço especial e homenagens. A data ainda marcou a festa do padroeiro da comunidade de Três Reis, e contou com a presença cinco padres; do bispo de Montenegro, Dom Paulo de Conto; do prefeito de Coqueiro Baixo, Jocimar Valer; do prefeito de Relvado, Odi Lorenzini; amigos e comunidade em geral.

Dom Gentil

Gentil Delazeri nasceu em 9 de setembro de 1940, na comunidade de Três Reis. É o oitavo irmão de uma família de nove filhos dos agricultores João Antônio Delazeri e Maria Berti (ambos falecidos). Desde criança sonhava em ser padre. Aos 14 anos de idade ingressou no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Arroio do Meio. Em 1956, seguiu para o Seminário São José, em Gravataí. E concluiu seus estudos de Filosofia e Teologia no Seminário Maior em Viamão. No dia 13 de julho foi ordenado sacerdote na Paróquia Santo Antônio, em Relvado. Foi professor, reitor e especializou-se em Antropologia Filosófica, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC). Em 1992, assumiu como Vigário Geral e Procurador da Mitra Diocesana de Santa Cruz do Sul. E, desde 1994, é bispo coadjutor de Sinop, no Mato Grosso.

Comentários

VEJA TAMBÉM...