Esporte

Prova de downhill retorna a uma das ladeiras mais rápidas do mundo

Askavata Teutônia Pro 2019 ocorre de 24 a 26 de maio, na descida da Linha Harmonia

Créditos: da redação
RETOMADA: competição marca a volta da ladeira da Linha Harmonia ao circuito nacional e internacional - divulgação

Teutônia - A belíssima e perigosa descida da Lagoa da Harmonia desafiará mais uma vez os melhores atletas de skate downhill do mundo. De 24 a 26 de maio, o município voltará a sediar uma das principais competições de skate downhill mundial. É o Askavata Teutônia Pro 2019, que ocorre na ladeira-mãe, como é carinhosamente chamada a descida da Linha Harmonia, marcando o retorno do percurso ao calendário de competições nacionais. A organização do evento é da Associação dos Skatistas do Vale do Taquari (Askavata), com apoio da Prefeitura de Teutônia, através da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer.

A adrenalina é a marca forte do evento, pois a ladeira é uma das rápidas do planeta, com as descidas alcançando velocidade superior a 120km/h. A competição terá as seguintes categorias: Downhill Open, Downhill Feminino, Downhill Master 35+, Downhill Grand Master 40+, Luge, Inline, Dirt Surf e Sled, além do Amador 1 e 2. As categorias Amador, Master 35+, Grand Master 40+, Feminino, Luge e Sled serão seletivas para a final do Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira dos Skatistas (CBSK). O evento também é válido para o ranking da Federação Gaúcha de Skate.

A estimativa é reunir em torno de 120 a 150 competidores, de mais de 10 países. A presença do atual bicampeão Tiago Gomes Lessa já está confirmada. Outros nomes esperados são Douglas Dalua, Guto Negão, Bernardo Brambila, entre inúmeros outros. "Evento está sendo muito comentado e badalado fora e dentro do país", afirma o presidente da Askavata, Carlos Arend, mais conhecido como Dida.

Segundo Dida, a expectativa é de que o evento deste ano seja o maior já realizados em Teutônia. "As pistas normalmente são em curva, com alta velocidade, o que exige a técnica do drift. Em Teutônia não temos muitas curvas, mas, a história e a velocidade que a lomba impõe são o chamariz para muitos participantes. É uma das lombas que mais impõe respeito, pois é dificuldade de nível 10. Então, descer a ladeira de Teutônia é superar todos os limites. É a adrenalina ao máximo, algo que se consegue só em Teutônia", coloca.

O dia 24 de maio será dedicado para os treinos livres. Já no dia 25 serão realizadas as tomadas de tempo. E no dia 26, ocorre a competição, quando haverá cobrança de ingresso a R$ 2 ou um quilo de alimento não perecível, que serão arrecadados em prol do Hospital Ouro Branco. Durante os treinos livres, tomadas de tempo e as baterias da competição, o trânsito na estrada asfaltada da Linha Harmonia será bloqueado. O evento contará com a locução das baterias, praça de alimentação e show com a Banda Karna. Em caso de chuva, o evento ocorre normalmente, porém com pista diminuída.

Comments

SEE ALSO ...