Política

Para 2018, Lajeado projeta novas Emeis e licitação do transporte

Além de demandas para o desenvolvimento e modernização, prefeitura projeta crescimento entre 5 e 6% no orçamento

Créditos: Carolina Schmidt
PROJEÇÕES: obras de infraestrutura e investimentos em segurança, educação e saúde estão nos planos - Carolina Schmidt

Lajeado - O ano de 2018 será para executar projetos de infraestrutura, educação, segurança e estabelecer parcerias público-privadas em Lajeado. Entre as metas está a inauguração de escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), obras na ERS-130, próximo do acesso à ERS-413, licitação do transporte público, alargamento da ponte do Bairro Montanha e concretização do Parque Piraí.

Na última semana, o prefeito Marcelo Caumo e a vice-prefeita, Gláucia Schumacher, apresentaram as projeções para o próximo ano em um café da manhã, assim como as demandas realizadas no primeiro ano de mandato.

Para o ano ano que se inicia, a previsão de crescimento no orçamento fica entre 5% e 6%. "É um crescimento arrojado frente aos índices de inflação que estão próximos de 2% e 3% e com o IGP-M até negativo. Trago o dado de forma bem realista, porque é preciso gastar o que temos com tranquilidade", destaca Caumo

A Administração Municipal contará, também, com dois grandes projetos de financiamento com juros moderados. Mesmo que o ano seja eleitoral, Caumo destaca que o sistema traz garantias para a execução das obras. "O ano que passou foi muito importante para aprovarmos os dois projetos. Podemos ter dificuldades e atropelos com as emendas parlamentares em função do ano eleitoral, mas estamos entrando o novo ano de forma tranquila, porque conseguimos gastar menos e vamos seguir cumprindo os nossos compromissos com a comunidade. Não precisamos fazer empréstimos para pagar o 13° salário e a folha e isso traz tranquilidade para o servidor, investidor e comunidade. Para 2018, quero que todos sigam com o sorriso no rosto, entusiasmo no coração e com as grandes parcerias que são as características de Lajeado."

Trevo de acesso
O trevo de acesso da RS-130 para ERS-413, que liga Lajeado a Santa Clara do Sul, em parceria com a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), é uma das obras previstas para este ano. A prefeitura deve providenciar e custear o projeto, que deve ser executado pela EGR. A obra irá desafogar o grande fluxo de trânsito na rotatória e evitar acidentes. De acordo com o prefeito Marcelo Caumo, a obra irá favorecer também os municípios de Santa Clara do Sul, Cruzeiro do Sul e Arroio do Meio e as pessoas que vêm de Venâncio Aires. "Sem falar que várias indústrias estão localizadas naquela região, que merece toda a atenção."

Emei no Conventos e Bom Pastor
Em 2018, a administração pública dará um passo importante para diminuir o número da fila de espera das escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis). Será inaugurada a Emei Doce Infância, no Bairro Conventos, e começará a construção da instituição no Bom Pastor. "Também estudaremos a viabilidade de começar a construção de nova Emei para este ano com recursos próprios ou em parceria com a União. Sabemos que zerar a fila de espera é algo a longo prazo, mas estamos trabalhando e dando um passo importante para essa realidade."

Licitação do transporte público
O processo de licitação do transporte público de Lajeado será histórico. Isso porque, o procedimento foi realizado há muitos anos. De acordo com Caumo, já foi formada uma Comissão Especial para começar os debates, análises e estudos para dar inícios aos trabalhos. O objetivo é realizar o certame ainda no primeiro semestre.

Parceria público-privava
A parceria público-privada ocorrerá para a iluminação pública por meio das lâmpadas de LED. "A iluminação pública é o tema que tem puxado as parcerias público-privadas. Iremos convocar os interessados para participar do programa de manifestação de interesse, colheremos as melhores propostas e lançaremos a licitação para a execução da parceria. Isso faz parte da modernização da administração pública, que acontece em todo o país." A minuta do projeto já está pronta e deve ser encaminhada no retorno do recesso do Poder Legislativo.

Ponte do Bairro Montanha
Neste ano, será realizado o alargamento da ponte do Bairro Montanha. Conforme o prefeito, a obra está relacionada com o estudo do plano diretor para incentivar novo centro comercial na região da Avenida Benjamin Constant, entre os bairros Moinhos e Bom Pastor. "O plano indicou a necessidade e estamos recebendo participação das entidades para trazer sugestões. Pretendemos apresentar o projeto em fevereiro na Câmara."

Parque Piraí
Investimentos em lazer para a comunidade também faz parte das metas de 2018. Obras no Parque Piraí já começaram e estarão concluídos em 2018. No local, será construída uma pista de caminhada. O Plano Diretor de Lajeado também definiu outros 12 parques para o município. Desse número, para este ano, o objetivo é de concretizar mais dois. "Área de lazer é um fator primordial para a qualidade de vida da nossa comunidade."

Posto de saúde e concurso público
Inauguração do novo posto de saúde do Bairro Santo Antônio, concurso público, proposta de nova utilização do parque histórico, processo de aberturas de empresas 100% digital, cercamento eletrônico da cidade com sistema de leitura de placas, uma câmera de videomonitoramento por bairro com o controle da Brigada Militar, programa de qualificação para servidores, licitação e execução do projeto de gestão do aterro sanitário e reforma da sede administrativa também estão nos planos para este ano. Ainda estão no planejamento da prefeitura, a captação de recursos para obras de infraestrutura e pavimentação .

 

Comentários

VEJA TAMBÉM...