Polícia

Operação Conexão cumpre mandados em Lajeado e Cruzeiro do Sul

Créditos: Caroline Garske
MANDADOS: ordens judiciais foram cumpridas em Lajeado e em Cruzeiro do Sul - Polícia Civil/divulgação

Vale do Taquari - Na manhã de ontem, a Polícia Civil deflagrou a Operação Conexão nos municípios de Lajeado e Cruzeiro do Sul, visando o combate de furto e receptação de fios e cabos. O cumprimento de mandados resultou na prisão de uma mulher de 38 anos por furto de energia.

A Delegacia de Polícia de Repressão a Crimes contra o Patrimônio de Serviços Delegados (DRCP) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e a 19ª Delegacia Regional de Polícia de Interior (19ª DRPI) participaram da ação com 40 policiais, sob coordenação do delegado Luciano Peringer.

Conforme Peringer, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em Lajeado e uma ordem judicial de mandado de busca em Cruzeiro do Sul. Durante a investigação, a Polícia Civil já havia detido quatro pessoas envolvidas com furto e receptação de cabos. Na operação realizada ontem, uma mulher, que é dona de uma clínica geriátrica, foi presa no Bairro Jardim do Cedro, em Lajeado, por furtar energia para abastecer o estabelecimento. Conforme o titular da 19ª DRPI, José Romaci Reis, ela pagou fiança e responderá o processo em liberdade.

Segundo dados da Polícia Civil, nos primeiros meses deste ano foram furtados mais de sete mil metros de fios e cabos. Ainda segundo o delegado, durante averiguações foi descoberta uma relação entre os furtos e o tráfico de drogas da região. "As pessoas que estavam furtando estes cabos estavam passando para traficantes por troca de drogas, em razão do cobre estar muito valorizado. Então o traficante acabava ganhando duas vezes, ganhava na droga e na venda do cobre", explica.

Comments

SEE ALSO ...