Colunistas

Mercado em foco


Nova opção

Abriu as portas em Lajeado a Martani Gelato e Café. Fica na esquina da Rua Tiradentes com Avenida Benjamin Constant, no Centro. A loja busca ser uma opção diferenciada aos apreciadores de gelatos, cafés e acompanhamentos. Com receitas produzidas por um mestre sorveteiro treinado na Itália, ingredientes importados e inspiração europeia para o negócio, o objetivo é que a novidade caia no gosto dos consumidores.

A propósito
A Martani é uma empresa do Grupo Sorvebom. Embora os produtos sejam feitos na mesma fábrica dos sorvetes e picolés, no Bairro Moinhos, os da gelateria se enquadram numa nova proposta de atuação no mercado.

 

Vendas concretizadas

A venda de veículos novos registrou crescimento em setembro. As concessionárias venderam 191 unidades, contra 180 no mesmo período de 2017 e igual número em agosto deste ano. Conforme o Sindicato Intermunicipal dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Rio Grande do Su (Sincodiv/Fenabrave), no acumulado deste ano já foram fechados 1.602 negócios de veículos novos.
O destaque no último mês foi a categoria de automóveis, que comercializou 112 unidades. Na sequência estão os comerciais leves (32), motos (29) e caminhões (18).

 

Fusão concluída

Mais uma mudança significativa movimentou a Bremil nesta semana em Arroio do Meio. Na quinta-feira, a multinacional americana IFF (International Flavors & Fragrances) anunciou a conclusão de sua fusão com a Frutarom, companhia israelense para a qual a Bremil vendeu 51% de suas ações em 2017.
O negócio dá origem a um líder global em sabor, aroma e nutrição. Trata-se de uma organização amplamente reconhecida como criadora de produtos exclusivos que os consumidores apreciam, percebem ou sentem em perfumes, cosméticos, detergentes e utensílios domésticos, bem como em alimentos e bebidas.

Em tempo
Não há nenhuma previsão de mudança estrutural nesse processo. A Bremil continuará operando com sua própria unidade de negócios, sob a IFF, fornecendo assim, os mesmos produtos, serviços e suporte.

 

À procura de

Com a oscilação do dólar, o turismo nacional ganha força. A Região da Uva e do Vinho, na Serra Gaúcha, já registrou aumento na procura por esse destino, o que leva a Giordani Turismo a abrir seleção para captação de prestadores de serviços autônomos. Para atender às vagas de guia de turismo, o candidato precisa ter carteira da Embratur e ser formado no curso de guia, um diferencial é ter fluência em outra língua (inglês, italiano ou espanhol). Já para ser fornecedor de transporte, a Giordani busca microempreendedores, ou empresas de transporte no geral, legalmente habilitadas para a prestação de transporte. Podem trabalhar com carros executivos, carros de luxo, vans, micro-ônibus e ônibus. Mais informações pelo e-mail [email protected], ou telefone (54) 3455-2788.

 

Oportuno

A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) promove quarta-feira reunião-almoço com o advogado e professor Rafael Da Cás Maffini. Ele vai falar sobre "Compliance e corrupção". O palestrante explicará que, embora a corrupção possa ser considerada um problema global, no Brasil trata-se de algo crônico e muito grave. Estima-se que, entre 1,5% e 2,5% do PIB nacional seja consumido pela corrupção. Daí a relevância de serem estudadas as suas causas e, em especial, os instrumentos jurídicos para combatê-la.

 

Portal da inovação

A Universidade do Vale do Taquari - Univates lança o Portal da Inovação - www.univates.br/portaldainovacao A criação do espaço online é baseado na premissa de que a união entre universidade, empresas e comunidade gera inovação tecnológica, social e desenvolvimento regional. A ideia é incentivar a interação, baseada no fato de que muitas pesquisas e atividades realizadas na universidade podem contribuir para a formação ou o aprimoramento de empresas e, por outro lado, desafios do mercado podem incentivar novos projetos científicos.

Espaços e serviços disponíveis
Escritório de Relações com o Mercado
Inovates - Incubadora Tecnológica da Univates
Laboratórios prestadores de serviço
Latec - Laboratório de Tecnologias da Construção
Museu de Ciências Univates
Nitt - Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia
Núcleo CRIE - Núcleo de Criatividade, Inovação e Empreendedorismo

Núcleo de Assessoria Pedagógica Externa
Pesquisa - Linhas de pesquisa e projetos dos Programas de Pós-Graduação
Tecnovates - Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari
Unianálises - Laboratório de Análises e Prestação de Serviços Univates


Simone Rockenbach

Comentários

VEJA TAMBÉM...