Geral

Unimed VTRP promove palestras e oficinas culinárias abertas para a comunidade

Em Lajeado, oficinas ocorrem entre os dias 16 e 18 de outubro

Créditos: Da redação
Atividades são promovidas pelo Espaço Viver Bem Unimed - divulgação

Lajeado - O mês de outubro traz duas importantes lembranças para a nossa saúde. É o período do ano onde o rosa chama atenção para a prevenção ao câncer de mama, e em que a página 16 do calendário marca o Dia Mundial da Alimentação Saudável. Para estimular a reflexão sobre os dois temas, e promover a saúde por meio da mudança de hábitos, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) preparou um agenda especial, com atividades gratuitas e abertas para toda a comunidade regional em Lajeado. "Estar sempre em dia com as consultas de rotina e com os exames e prestar atenção no que colocamos diariamente em nosso prato são atos de amor e cuidado com a nossa própria saúde", lembra a Coordenadora de Promoção à Saúde da Unimed VTRP, Tatiane Lorenz. "Com as palestras do nosso ciclo, queremos chamar as comunidades a pensar sobre o Outubro Rosa e sobre a importância da alimentação saudável diariamente em nossas vidas", salienta Tatiane.

Em Lajeado, as atividades serão centralizadas no Espaço Viver Bem, na sede da Unimed VTRP (Avenida Piraí, 155, Bairro São Cristóvão). Uma das atrações mais aguardadas é a Oficina Culinária de Primavera, que ocorre na terça-feira (16), a partir das 15h. Na atividade, serão ensinadas receitas diferentes e saborosas, como o sorvete natural de manga com salada de frutas, sementes e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs). Os participantes também aprenderão uma receita de saladas coloridas com frutas e sementes, além de outras preparações surpreendentes, como chips de banana e receitas à base de reaproveitamento de cascas. A atividade é aberta ao público, mas o número de vagas é limitado. Por isso, quem tiver interesse, deve se inscrever logo pelo telefone (51) 3714 7130.

Na quarta-feira (17), a equipe do Espaço Viver Bem acolherá os visitantes e participantes dos grupos que comparecerem com montagens de kits saudáveis, alternativas saborosas e práticas para lenches rápidos durante o dia. Na quinta-feira (18), às 15h, a atração confirmada é a Oficina de Higiene e Manipulação de Alimentos. A atividade ensinará técnicas práticas, que podem ser utilizadas no dia a dia para aproveitar ao máximo frutas, legumes e verduras. Durante toda a semana, haverá no Espaço Viver Bem ainda exposição de hortas (chás e ervas), sementes, frutas secas e oleaginosas, para inspirar os visitantes a buscar alternativas saudáveis também em suas casas.

 

Mulher se cuida 

A programação especial de outubro da Unimed VTRP só se encerra na quinta-feira (25). Nesta data, a partir das 18h30min, a médica Maria Goretti Hamerski comanda a palestra "Mulher se cuida", que fala sobre a importância da prevenção e promoção à saúde de todas. A atividade é aberta para toda a comunidade e acontecerá na sede da Unimed VTRP. As vagas são limitadas, e devem ser garatidas pelo telefone do Espaço Viver Bem Lajeado (51) 3714-7130. A programação especial de palestras e oficinas passa ainda por outros municípios da região neste mês. A agenda completa pode sre conferida no Blog Viver Bem Unimed (https://www.unimedvtrp.com.br/viverbem/unimed-vtrp-promove-ciclo-de-palestras-em-outubro/).

 

 

Comentários

VEJA TAMBÉM...