Geral

Três cursos da Univates têm nota máxima

Universidade conquista conceito 5 no Enade em Educação Física - licenciatura, Letras e Redes de Computadores

Créditos: Da redação
Para a instituição, bom desempenho na avaliação se deve ao comprometimento de professores, estudantes e gestores - Tuane Eggers/Univates/divulgação

Lajeado - Três cursos da Universidade do Vale do Taquari (Univates) fazem parte de um grupo muito seleto. Apenas 5,9% dos mais de dez mil cursos avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 atingiram conceito 5, nota máxima da avaliação. Os estudantes da instituição fizeram três deles alcançarem a nota máxima: Educação Física - licenciatura, Letras e Redes de Computadores, superando em três vezes a média nacional. Os dados foram divulgados na última terça-feira.
Neste ciclo foi analisado o desempenho dos estudantes dos bacharelados e licenciaturas nas áreas de Ciências Exatas e afins. Enquanto no Brasil apenas 27% dos cursos avaliados possuem conceito de excelência (notas 4 e 5), a Univates conquistou notas excelentes em 50% deles. "A obtenção desses conceitos confirma a qualidade do ensino e é resultado do trabalho de muitas pessoas e do comprometimento de professores, estudantes e gestores da instituição. Ao mesmo tempo, é a oportunidade que a Univates tem para se debruçar com um olhar mais detalhado sobre cada um desses cursos a partir de uma avaliação externa e verificar pontos que podem ser melhorados, o que é próprio do processo educativo de uma instituição de Ensino Superior", declara a pró-reitora de Ensino, professora Fernanda Storck Pinheiro.

O curso de Educação Física - licenciatura, além de estar entre os cursos que obtiveram a nota máxima, é o 2º melhor do Rio Grande do Sul. No Brasil, ele figura entre os quatro melhores considerando universidades privadas. Com 18 anos de história, já formou 328 profissionais. Conforme o coordenador de Educação Física, Derli Juliano Neuenfeldt, o curso conta com corpo docente altamente qualificado e com laboratórios modernos. "O conhecimento de nossos docentes e a estrutura completa possibilitam que os estudantes vivenciem e aprendam as mais variadas práticas corporais. Além disso, oferecemos um conjunto de metodologias de ensino, que problematizam a atuação do professor de Educação Física na escola", afirma.

Segundo Neuenfeldt, um dos diferenciais das aulas é a formação humanística, na perspectiva de uma educação inclusiva. "Formamos um professor que reconhece a diversidade e as diferenças, compreendendo que ensinar perpassa pelas questões étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, ambientais, políticas e outras que fazem parte da afirmação dos direitos humanos", explica.

 

Mais bem avaliados do RS

Destaque na área de exatas, o curso de Engenharia de Software, que tirou nota 4 no Enade, foi avaliado como o melhor curso de todo o Brasil. Já o curso de História - licenciatura é o melhor de todo o Estado. Redes de Computadores ficou como o segundo melhor do Rio Grande do Sul e segundo melhor do Brasil considerando apenas as universidades privadas. Os cursos de Letras e de Engenharia da Produção da Univates estão entre os cinco melhores do país, considerando apenas as universidades privadas.

 

Univates

O Enade 2017 teve dois indicadores calculados a partir de seus resultados: o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fez melhorias na forma de divulgação dos dados referentes a 2017. Uma das principais novidades é que o IDD voltou a ser divulgado separadamente como um indicador de qualidade, pois anteriormente era apresentado apenas como componente do Conceito Preliminar de Curso (CPC). O CPC, outro indicador de qualidade dos cursos de graduação, deve ser divulgado em meados de novembro, segundo previsão do Ministério da Educação (MEC).

 

Vestibular recebe inscrições

A Univates está com inscrições abertas para 42 cursos presenciais e 17 a distância. Os interessados em concorrer a uma vaga podem agendar sua prova de redação ou solicitar ingresso com a nota da redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) dos anos de 2009 a 2017. Para ingressar no EAD também é possível concorrer como portador de diploma de curso superior, solicitar reingresso dos cursos presenciais da Univates ou realizar transferência de outra instituição. As inscrições podem ser feitas em www.univates.br/vestibular Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800-707-0809.

Comentários

VEJA TAMBÉM...