Geral

Trem turístico fará primeiros passeios pela região

Em caráter experimental, serão em 29 de novembro e em 1º e 12 de dezembro

Créditos: Alício de Assunção

Estrela - Mesmo que em partes, um sonho de mais de 20 anos pode começar a se concretizar a partir do próximo dia 29. Naquela quinta-feira, uma composição de uma locomotiva Maria Fumaça Malet, fabricada em 1920, e vagões de passageiros vão chegar na estação de Roca Sales para cumprir três passeios turísticos pela Ferrovia do Trigo, no trecho entre Colinas e Passo Fundo. O primeiro tem saída às 16h30min, de Muçum até Guaporé. Em 1º de dezembro, o percurso será de Guaporé, a partir das 14h, com chegada em Estrela. O último será em 12 de dezembro e contempla os municípios de Colinas, com partida às 19h, até Muçum. Os percursos serão realizados com paradas nas cidades, quando a comunidade poderá contemplar a passagem do trem em pontos estratégicos. Envolvem sete municípios, com passagem por 27 túneis e 16 viadutos.

Em encontro ontem, na Prefeitura de Estrela, acertaram os detalhes os prefeitos e representantes da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária e Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales). O projeto Nos trilhos do Natal é coordenado pela ABPF e Rumo Logística, detentora da concessão do trecho ferroviário. "A ideia é que, após esses passeios demonstrativos, em agosto do próximo ano a população também possa fazer o trajeto", comenta o presidente da Amturvales, Rafael Fontana, apoiadora do projeto. Vice-presidente da ABPF, Marlon Ilg, destaca a importância da iniciativa. "A Rumo Logística solicitou que realizássemos os passeios de trem em função de uma dívida social que tem com o Rio Grande do Sul. Tanto que também faremos o trajeto entre Porto Alegre, Santa Maria, Cruz Alta e Santo Ângelo."

De acordo com Fontana, esta é uma oportunidade de proporcionar um resgate de memória ferroviária e colocar uma Maria Fumaça nos trilhos da Ferrovia do Trigo, mesmo que para um curto período. Será também um momento de interação com o trem e atrativos culturais nos pontos de parada. Participaram prefeitos e secretários de Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa, Muçum, Roca Sales, Estrela e Colinas.

 

Rafael Fontana, Marlon Ilg, Mirna Sartor e Antônio Veloso participaram do encontro/Alício de Assunção

Prefeitos

Para o prefeito de Estrela, Rafael Mallmann, este é o primeiro passo para que a utilização do trem possa se efetivar definitivamente no Vale do Taquari. "Será um divisor de águas para o turismo regional", prevê Mallmann, informando que a expectativa das lideranças é de que, em 2020, o projeto possa estar implantado em sua totalidade.

Na opinião do prefeito de Muçum, Lourival Seixas, mesmo que restrito a convidados, os passeios de trem devem ser o início de um novo período para o turismo regional. "É um sonho de duas décadas que começa a se concretizar. Acredito que estamos na marca do pênalti e a partir, de agora empreendedores irão ver que valerá a pena investir no trem turístico. Estarão olhando de outra maneira para o Vale do Taquari e o ganho será de todos", afirma.

Comentários

VEJA TAMBÉM...