Geral

Projeto Férias na Universidade recebe alunos de escolas de Lajeado

23 alunos conhecem a Univates e participam de programação diversificada

Créditos: Da Redação
- Rafael Scheeren Grün

Lajeado - Mediante parceria entre a Universidade do Vale do Taquari - Univates e a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Educação (SED), de 28 de janeiro até dia 1º de fevereiro, alunos de Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) participam do Projeto Férias na Universidade. Ao todo, 23 alunos na faixa etária dos 13 aos 15 anos estão conhecendo a Univates e participando de uma programação diversificada especialmente preparada para eles.

Conforme a coordenadora da atividade, Viviane Eckhardt, o projeto oportuniza aos jovens a vivência na universidade. "Muitos ainda não conheciam a instituição, e com esse projeto podem experimentar os espaços acadêmicos". Ela destaca que o projeto, também, é uma forma divertida para apresentar aos alunos algumas das atividades realizadas nos programas de extensão oferecidos pela Univates e que podem ser acessados por toda comunidade ao longo do ano.

Atividades

Na segunda-feira (28), os alunos passearam pelo laguinho da Univates, conheceram o teatro, bem como visitaram os cinco andares da biblioteca. Durante todos dias, no meio das manhãs, os alunos recebem lanches, e ao meio dia também almoçam na universidade. Entre as atividades já realizadas, destaca-se a visita e produção de conteúdo no estúdio da TV Univates, atividades no complexo esportivo, avaliação no Laboratório de Fisiologia do Exercício, prática na piscina, visita ao planetário e a oficina das pontes de espaguete.

Nesta quarta-feira (30), os alunos conheceram o Museu de Ciências e tiveram a aula Da Natureza ao medicamento, nos laboratórios de farmácia. À tarde, os alunos participaram de uma oficina de gastronomia, preparando Cupcakes e mini-hambúrguer. Em seguida, assistiram a uma explanação sobre Educação Empreendedora.

Nesta quinta-feira, (31), os alunos voltarão ao complexo esportivo, desta vez para conhecer na prática como funciona o Bicivates. Práticas na pista atlética, no campo de futebol, na ginástica artística e oficina de arte no Interarte farão parte da programação.

Na sexta-feira, (1º), os alunos visitarão o Tecnovates, onde conhecerão projetos voltados a produção de energia solar e a impressora 3D. Nova oficina com pontes de espaguete e atividades na TV Univates complementam as atividades. O encerramento será no auditório do prédio 7.

Comentários

VEJA TAMBÉM...