Geral

Previsão alerta para possibilidade de temporais, hoje, no Vale

Possibilidade é apontada pelo Núcleo de Informações Hidrometeorológicas da Univates

Créditos: Carolina Schmidt
REGIÃO: imagem registrada, no município de Teutônia, no temporal do último domingo - Neri Schmidt/Divulgação

Vale do Taquari - A possibilidade de temporais retorna ao Vale do Taquari, hoje. A previsão é do Núcleo de Informações Hidrometeorológicas da Univates (NIH). É possível a ocorrência de tempestade, em virtude do ingresso de uma frente fria (sistema causador de chuva, que tem na sua retaguarda ar mais seco e frio ameno) no Estado, que, ao encontrar a atmosfera aquecida, pode formar nuvens carregadas, com amplo desenvolvimento vertical e com potencial para ventos intensos, eventual granizo e raios, em pontos mais localizados. Segundo os modelos, se ocorrerem temporais, será em menor número de localidades.

Para Lajeado e região, além dos riscos dos temporais isolados, o tempo, hoje, será nublado. A temperatura mínima esperada é de 18°C e a máxima de 24°C.

Segundo informações do NIH, amanhã, o dia pode começar com muitas nuvens e chance de chuva fraca e passageira. Porém, no decorrer do período, o tempo apresenta gradual melhora, e o sol aparece entre as nuvens. As temperaturas ficam amenas ao amanhecer e à noite, com a mínima de 15°C e máxima de 24°C. Para o domingo, o sol aparece com nebulosidade variável na região. No entanto, entre a tarde e a noite, instabilidades avançam sobre o Estado e pancadas de chuva não estão descartadas. O amanhecer e a noite apresentam temperaturas amenas; porém, a tarde será quente. A temperatura mínima fica em 15° e a máxima em 28°C.

A RGE e RGE Sul também alertam para o risco de temporais, nas demais regiões do Rio Grande do Sul, após monitoramento climático do Centro de Operações Integrado (COI) da RGE com um instituto privado de meteorologia.

No último domingo, a rede de distribuição das empresas foi danificada pelo temporal que passou por parte do Estado e deixou 560 mil clientes sem luz.

Chuva
Ao longo do mês, de acordo com a RGE, deve ter registro de chuva acima da média e ventos com velocidade acentuada nos dias 24 e 25. No demais dias, a estabilidade deve predominar.

Corpo de Bombeiros dá dicas de segurança
Em caso de temporais, a comunidade precisa tomar cuidados para evitar acidentes. Segundo o soldado do Corpo de Bombeiros de Lajeado, Cássio Luiz Brito, a primeira delas, é evitar ficar próximo de árvores ou da rede elétrica, caso estejam na rua quando inicia a tempestade. A dica é buscar um local seguro. "Por instinto, as pessoas acabam indo próximo das árvores em busca de abrigo, mas é perigoso. Há a possibilidade da queda dos galhos e também dos raios. Perto dos postes, há o risco com os fios de alta tensão. Para aqueles que estão em casa, solicitamos que não saiam." Brito ainda chama atenção para o perigo de destelhamentos e da queda de telhas na calçada e ruas, em casos de vento. 

Em caso de incêndio na rede elétrica, Brito recomenda que a Corpo de Bombeiros seja acionado ou a companhia de energia elétrica. "Em hipótese alguma deve-se utilizar água para apagar o fogo." Outra questão que o soldado orienta, é nos casos de vazamento de gás quando ocorre o rompimento de canos. O recomendado é que a pessoa não fique próxima do local.

Caso a pessoa esteja dirigindo, no momento do temporal, ela precisa buscar um lugar coberto, para que o veículo não seja atingido por galhos e fios. "Quando não há vento; mas sim, raios, o veículo protege, pois as rodas funcionam como isolantes. No entanto, mesmo assim, é preciso ter muito cuidado. Em qualquer uma das situações de perigo, a população pode acionar a nossa equipe que daremos orientações até chegarmos no local."

Dicas da Certel Energia
Durante temporal
Procure abrigo. Evite ficar em lugares abertos, como campos, pastos, campos de futebol, e também locais elevados;
Evite contato com qualquer objeto metálico como cercas, grades, tubos ou postes metálico;
Saia somente se for necessário;
Se estiver viajando, permaneça dentro do automóvel, pois ele oferece uma excelente proteção contra raios;
Na medida do possível, deixe os aparelhos elétricos desligados das tomadas;
Mantenha-se longe de árvores isoladas.
Ao encontrar fios elétricos soltos ou partidos na rua, não se aproxime e não deixe outras pessoas se aproximarem, pois eles podem estar energizados. Comunique sua distribuidora de energia, no caso da Certel Energia o contato é pelo 0800 516300.
Não tente retirar galhos ou árvores caídas de cima da rede. 

Caso haja falta de energia
Verifique se o disjuntor de proteção do seu padrão de medição (relógio) está na posição ligado;
Confira com seus vizinhos se eles também estão com falta de luz;
Na medida do possível, deixe os aparelhos elétricos desligados das tomadas até o retorno da energia;

Comments

SEE ALSO ...