Geral

O Informativo lança projeto inovador para o turismo no Vale do Taquari

Percorrendo 2,7 mil quilômetros pela região e conhecendo mais de 200 comunidades, revista e portal Conheça vão reunir turismo, gastronomia e cultura num só lugar

Créditos: Cristiano Duarte
Durante sete anos, repórter Alício Assunção percorreu 2,7 mil quilômetros pelo Vale do Taquari - Lidiane Mallmann

Por fomentar todos os comércios de um município, o turismo é tido como a maior "empresa do mundo", já que não polui e ao mesmo gera trabalho e renda. Seguindo sua vocação e lema instituído por seu fundador, Oswaldo Carlos van Leeuwen, em 1970, de contribuir para o desenvolvimento regional, O Informativo do Vale lança um projeto inovador para o setor na região.
Por meio da revista "Conheça! - Turismo receptivo" e do site do veículo, será possível desbravar num só lugar os campings, hotéis, praças, parques e a gastronomia de todos os pontos turísticos do Vale do Taquari.

Ao longo de sete anos, o repórter Alício de Assunção percorreu 2,7 mil quilômetros pela região e conheceu mais de 200 comunidades. De lugares conhecidos pela maioria à localidades ainda não exploradas nem pelos próprios moradores, em novembro a revista "Conheça!" revela as belezas, a gastronomia e todo potencial empreendedor do Vale do Taquari.

"Durante estes 7 anos, captei centenas de imagens, conversei com pessoas e muitos lugares da região. A impressão que se tem é de que o Vale do Taquari não conhece o Vale do Taquari. Dessas caminhadas, muitas pessoas nos acompanharam e viram no turismo e na região a beleza e a qualidade de vida que temos", conta o repórter Alício Assunção.

 

Jornal de palavra

A revista "Conheça!" é um dos projetos que celebram os 50 anos do jornal O Informativo do Vale - data comemorada em maio de 2020. Sob o slogan "Um jornal de palavra faz história", a gerente de mercado Miriam Destefani reforça que o projeto "Conheça" foi o nome da primeira publicação feita pelo fundador Osvaldo Carlos van Leeuwen. Já na época com a visão empreendedora de fomentar o turismo como meio de contribuir com o desenvolvimento do Vale do Taquari.

"O projeto vai traduzir o nosso Vale do Taquari em formato de conteúdo. Nestes 50 anos, estivemos engajados em importantes lutas para o desenvolvimento do Vale do Taquari, como a duplicação da BR-386, por exemplo. Essa é a nossa missão. Nossa região tem vocação no turismo", sustenta.

Ainda segundo Miriam, a revista vem para provocar, mexer, mostrar, cativar, informar e gerar possibilidades de negócios para todo o Vale do Taquari.

 

Num clique, o Vale

No site de O Informativo do Vale, será possível o internauta conferir por cidade as atrações de cada município. Seções como "cascata", "camping" e "gastronomia" serão algumas das opções que o leitor terá disponível para informar-se.

"A ideia é que o portal funcione como um guia. O conteúdo estará sempre acessível para os turistas. Ele indicará locais próximos e será abastecido continuamente, inclusive, pelos próprios usuários", conta o diretor de O Informativo do Vale, Guilherme van Leeuwen.

Para Miriam, assim como o impresso do jornal deu credibilidade à marca nos seus 50 anos, o site vem para se adequar com força aos novos tempos e aos leitores que buscam O Informativo do Vale no meio digital.

"A revista e o site se integram para se modernizar com a evolução dos tempos."

Revista Conheça - Turismo receptivo vai ser lançada em novembro e contemplará portal interativo


Região prestigia iniciativa

Personalidades que marcaram presença na divulgação de lançamento da revista "Conheça!" viram na iniciativa de O Informativo do Vale o intermédio de comunicação que faltava para fomentar o turismo na região:

"O projeto do O Informativo do Vale engrandece o que acontece a região. O turismo, mais do que nunca, está em evidencia. Temos uma pequena Europa no Vale do Taquari que precisa ser comunicada a quem não conhece"
Leandro Arenhardt - presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales)

"A partir de agora, quem quiser conhecer a região não precisará mais pesquisar município por município. Todo o Vale estará num só lugar. O jornal criou um importante projeto para divulgar nossas rotas e desenvolver nosso turismo".
Elisangela Teixeira - Emater

"A proposta de integrar revista e site mostra que o Informativo do Vale acompanha o leitor no impresso e no digital. Muitos turistas utilizam a internet para pesquisar locais para visitarem. O projeto vai juntar o Vale do Taquari num só lugar"
Simone Berte - secretária de turismo, indústria e comércio de Progresso

"O 'Conheça!' vem para agregar e divulgar todo nosso empenho enquanto turismólogos. A revista e o portal vão ajudar a potencializar o trabalha que nós viemos fazendo. O turismo é a economia que viabiliza o desenvolvimento.
Tatiana Conceição - empresária

"Para que o turismo faça sucesso é necessário conteúdo. Não basta termos apelos turísticos se não soubermos como divulgá-los. O projeto do Informativo do Vale surge como essencial para garantir que o elemento visibilidade acompanhe o desenvolvimento de nosso turismo".
Paulo Kohlrausch - prefeito de Santa Clara do Sul

"Um produto importante para alavancarmos o turismo no Vale do Taquari. Levaremos a região em nível nacional e internacional"
Cláudia Brazil - presidente Conselho Municipal de Turismo (Comtur)

"A ideia do O Informativo do Vale reforça para que pensamos a região como um todo e não em municípios isolados com suas peculiaridades. O turista quando vem para a região pode visitar mais cidades no momento em que tiver mais informações sobre o Vale do Taquari. Nosso quintal é mais bonito do que muitos que visitamos pelo Estado"
André Bücker - secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura de Lajeado

"Ao oferecer revista e meio digital para o turismo, O Informativo do vale capta públicos das mais variadas idades. Vai beneficiar todas as gerações"
Carla Ferri - secretária de Turismo, Indústria e Comércio de Sério

"A iniciativa propõe a centralização do que existe hoje em termos de turismo no Vale do Taquari. É um trabalho amplo e com potencial estratégico"
Paulinho Aroldi - vice-prefeito de Sério

"Valorizar o turismo no Vale do Taquari é também dar valor a sua gente e da história da região. Isso vai impactar positivamente em nossa economia e, por consequência, na educação do Vale"
Greicy Weschenfelder - secretária de Educação de Encantado

"O turismo precisa da mídia para ser divulgado. Trata-se de um trabalho em conjunto. Não adianta termos estrutura se não tivermos como comunicar"
Marcelo Braun - secretário de Cultura e Turismo de Estrela

"Vai melhorar a comunicação com o turista. Poderemos orientá-lo melhor a partir do 'Conheça!' tendo uma ferramenta como esta com vídeos, fotos, informação e localização"
Celso Kaplan - prefeito de Imigrante

"A Acil se coloca a disposição de O Informativo do Vale para que desenvolvemos juntos este projeto para melhorar o turismo no Vale do Taquari"
Cristian Rotta Bergesch - vice-presidente Relações com Associados

"Além do turismo proporcionar as belezas de uma região ele é renda e emprego. É negócio. Isso que estamos desenvolvendo. O Informativo do Vale com esta plataforma possibilita que entendemos melhor quem vem para a região e quem recebe. O jornal vem para comunicar adequadamente o que temos de potencial turístico"
Cíntia Agostini - presidente Codevat

"Para a rede hoteleira o projeto é muito interessante. Pela quantidade do público que marcou presença nesse evento de hoje, vemos a força que o projeto do Informativo do Vale tem"
Jairo Valler - empresário

"O projeto do O Informativo do Vale une todas as forças vivas do turismo na região"
Sandro Herrmann - prefeito de Colinas

 

 

Comments

SEE ALSO ...