Geral

Sobe para 328 o número de mortos no terremoto do Irã


- divulgação

Irã - Pelo menos 328 pessoas morreram, e mais de 2 mil ficaram feridas, após um terremoto que aconteceu na tarde de domingo (12). O episódio foi registrado na província de Kermanshah, no oeste do Irã, na fronteira do país persa com o Iraque. O terremoto atingiu 7,3 graus na escala Richter.

Até o momento, não foi possível quantificar os danos pois a rede telefônica e o sistema de energia elétrica foram afetados pelo tremor. 

O terremoto aconteceu às 18h18min (16h18min de Brasília), a uma profundidade de 33,9 quilômetros - informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O Centro Sismológico da Universidade de Teerã, por sua vez, indicou que o terremoto no Irã foi de magnitude 4,5 e seu epicentro foi situado a uma profundidade de oito quilômetros na província de Kermanshah.

As autoridades iranianas mobilizaram todos os corpos de segurança para acelerar os trabalhos de resgate e de retirada de escombros, nas cidades de Kermanshah, as mais danificadas pelo tremor.

O Irã tem grande atividade sísmica e sofre terremotos com frequência. Os mais graves registrados até hoje ocorreram em dezembro de 2003 e em junho de 1990, e mais de 30 mil pessoas morreram em cada um deles.

Comentários

VEJA TAMBÉM...