Geral

No primeiro dia do ano, alunos e pais formam fila para matrícula

Matrículas do Ensino Médio começam hoje e seguem até sexta-feira, no entanto muitos se adiantaram para conseguir vaga no turno da manhã

Créditos: Thaís Presser
MOVIMENTO: dezenas de alunos e pais aglomeraram-se em frente da escola para garantir uma vaga no turno da manhã - Thaís Presser

Lajeado - Com o objetivo de conseguir vaga para o turno da manhã, dezenas de alunos e pais formaram fila em frente da Escola Estadual de Educação Básica Érico Veríssimo, do Bairro São Cristóvão. Até por volta das 10h de ontem quase quarenta fichas foram distribuídas no local. O sistema de fichas foi adotado pelo pessoal que aguardava para facilitar a organização.

O primeiro da fila era Rian Diedrich (15), que busca uma vaga no turno da manhã no 1º ano do Ensino Médio. O jovem comenta que ele e o pai organizaram um revezamento. "Meu pai foi o primeiro a chegar, a 1h, pouco depois da virada de ano". O estudante conta que a opção por estudar de manhã foi dele mesmo. "Tenho compromisso de tarde, faço Senai, então preciso da vaga de manhã".

Para ajudar o sobrinho Gabriel Rosolen (14) a conseguir uma vaga para estudar pela manhã no 1º ano do Ensino Médio, Adeline Stoll (32) garantiu uma ficha por volta das 9h30min de ontem. Ela relata que para que o adolescente possa assumir outros compromissos, como cursos, no período da tarde, a vaga de manhã é necessária. "Eu, minha irmã e meu cunhado estamos nos revezando para não ficar tão cansativo. Optamos pela Érico Veríssimo porque é perto de casa para meu sobrinho estudar, e também porque outros familiares já estudaram aqui".

A titular da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Greicy Weschenfelder, declara que as vagas disponíveis são suficientes, pois são calculadas de acordo com diversos fatores, entre eles o número de salas, a quantidade de alunos que já há na escola e, também, de professores. "As filas ocorrem para garantir o turno. É uma opção dos pais", comenta.

Saiba mais
Na escola Érico Veríssimo o período de matrículas inicia hoje e segue até sexta-feira (5). O horário de atendimento será das 8h ao meio-dia, das 13h30min às 17h30min e das 19h às 21h.

No Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, o Castelinho, conhecido também pela grande procura antecipada por vagas no turno da manhã, não havia filas até o fim da manhã de ontem.

Comentários

VEJA TAMBÉM...