Geral

Exposição incentiva aprendizado de alunos

Para despertar o interesse pela leitura, escola de Marques de Souza mobiliza estudantes na elaboração de mostra de trabalhos criativos

Créditos: Kassieli dos Santos
Turma do 3º ano do Ensino Médio fez exposição de jogos e obras de arte desenvolvidas - Kassieli dos Santos

MARQUES DE SOUZA l A professora de Literatura, Catiele Barkert (32), criou mecanismo para estimular a aprendizagem engajada. Os estudantes do 3º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Ana Neri organizaram uma exposição sobre o modernismo brasileiro.

Além de seminários, a turma elaborou quadros, escultura em argila e pesquisou músicas com novas composições. Na mostra evidenciaram o aprofundamento na obra de Érico Veríssimo. "Fizemos o estudo de como se desenvolveu a literatura, fazendo uma homenagem ao escritor gaúcho, considerado um dos maiores escritores brasileiros, que traz uma representatividade do modernismo", destaca.

 

Trabalhos

Os alunos Leonardo Orlandi (17), Kayro Fernandes (17) e Jonas Turcatti (21) produziram um jogo de tabuleiro com enigmas e charadas. "Buscamos resumos de livros e dados sobre os autores. Havíamos pensado em fazer um jogo online, mas pensamos em algo diferente", comenta Fernandes.

A estudante Sabrina Fuchs (17) terminou, recentemente, a leitura do livro "O tempo e o vento", de Érico Veríssimo, e destaca características da literatura modernista na linguagem e formas. "Eu percebi a liberdade no uso das palavras. Algumas precisei pesquisar na internet o significado", conta.

Catiele avalia como positivo o resultado, a partir dos relatos dos estudantes. Ela comenta o resultado nos relatos dos estudantes. Eles conseguiram a memorização do conteúdo ao sentir a responsabilidade de transmitir aos demais. Avalia que os alunos tiveram que, mais do que decorar, entender o que autor trouxe de herança para a história."Quando trabalhamos dessa forma eles passam a pensar a literatura de outro modo, não só para prestar provas. Passam a pensar a literatura não mais como algo chato. Como professora isso tem grande valor, pois é importante que eles levem para a vida estes conhecimentos", destaca.

 

Estimular a aprendizagem

Para a diretora Vera Lucia Cella Bruch, a atividade atua estimulando a leitura e a criatividade. "Buscamos novos modos de trabalhar o conteúdo para despertar a curiosidade. Vemos que os estudantes se sentiram atraídos e interessados em como transmitir o conteúdo. Dessa maneira também desenvolveram a aprendizagem", explica.

Conforme Catiele, durante o Projeto de Literatura Brasileira estudou-se o modernismo, que significa um momento marcado pelo surgimento de novas ideias e modelos. "Viemos de um período parnasiano, todo estruturado que deveríamos escrever de determinada maneira, que as ideias novas não eram bem vistas", explica.

A turma empenhou-se a conhecer os escritores de cada uma dessas fases, estudando autores como Clarice Lispector, Anita Malfatti, Tarsila Amaral, Oswald de Andrade, entre outros.

 

 

Comments

SEE ALSO ...