Geral

Encontro reúne apaixonados por Fuscas e Derivados a Ar

Evento atraiu participantes de várias cidades do Vale do Taquari e de outras regiões

Créditos: Natalia Nissen
- Natalia Nissen

Lajeado - Apaixonados por relíquias motorizadas vindos de várias cidades se reuniram no domingo, para o 18º Encontro Estadual de Fuscas e Derivados a Ar de Lajeado, no Parque do Imigrante. O evento foi promovido pelo Clube do Fusca Lajeado e, além da exposição, contou com praça de alimentação, mercado de pulgas, premiação aos participantes inscritos, brinquedos para crianças e estande de chimarrão.

Mais do que unir os veículos, o encontro proporciona troca de experiências e novas amizades. Marisa Dummer e Raquel Mendes integram o VeraFusca Clube, de Vera Cruz, e participam de eventos deste tipo com frequência. A bordo de seu Fuscas, suas famílias viajam e conhecem novos lugares. "É muito bom porque fazemos muitas amizades e conhecemos outras pessoas que têm gostos em comum, principalmente a paixão pelos carros", diz Marisa. Ela é dona de um Fusca ano 1978, personalizado. O carro cor de rosa cintilante, com vidro elétrico e outros acessórios modernos chama a atenção de muitos visitantes. "Se eu ganhasse 15 centavos por cada foto feita do meu, já estaria rica", brinca.



Raquel e a família trouxeram um exemplar ano 1968, mas em casa, têm mais um xodó: um Fusca ano 1972. Ela conta que a predileção pelo modelo é uma herança do pai, que sempre gostou do automóvel. O carro exposto em Lajeado foi adquirido há cerca de cinco anos. "O legal de ter um é ir restaurando aos poucos. Fazer tudo de uma vez não tem graça", diz.
Marisa acredita que, apesar de não ser mais fabricado, o Fusca nunca deixará de existir porque possui muitos apreciadores. "Antes as pessoas compravam porque era um carro mais acessível, compravam porque precisavam usar para trabalhar. Hoje, a maioria tem porque é apaixonada, para deixar guardado e cuidar. Saem para encontros e exposições".

Exposição

O Encontro Estadual de Fuscas e Derivados a Ar de Lajeado atraiu crianças e adultos com olhares curiosos e seus celulares prontos para clicar a beleza de cada modelo. Fuscas, Brasílias, Kombis e outros automóveis antigos, de municípios do Vale do Taquari, e cidades como Soledade, Novo Hamburgo e Canoas, puderam ser admirados pelo público.

Comentários

VEJA TAMBÉM...