Geral

Edição de 2018 do Viva o Taquari Vivo será realizada em abril

Voluntários já se preparam para mais um mutirão de recolhimento de lixo

Créditos: Rita de Cássia
ENCONTRO: parceiros e apoiadores participaram da primeira reunião do ano - Rita de Cássia
Lajeado - A primeira reunião do ano da ação Viva o Taquari Vivo ocorreu, ontem, na Acil, com as presenças de entidades parceiras e apoiadores. O objetivo foi definir detalhes e trocar ideias. A 12ª edição será no dia 7 de abril, das 7h30min às 12h, numa realização da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Parceiros Voluntários - Unidade Lajeado. Participam os municípios de Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul e Venâncio Aires.
 
No ano passado foram retirados do rio e das encostas, 3.982 quilos de resíduos, nos seis municípios participantes, com a colaboração de aproximadamente mil voluntários. "Esse número foi surpreendente. Esperamos repetir ou até aumentar", afirma a coordenadora da Parceiros Voluntários local e integrante da comissão que executa o Viva, Gilmara Esteves Scapini. Um dos membros mais antigos e que participou da criação do projeto, o publicitário Gilberto Soares, também comemora a evolução da atividade. "É uma alegria ver a adesão de tantas pessoas, lembrando que começamos com 120 voluntários."
 
Quanto mais pessoas fizerem parte, melhores serão os resultados. Por isso, vários segmentos da comunidade preparam suas equipes para ajudar a tirar os mais variados tipos de materiais das águas e arredores. São embalagens, madeira, vidro, plástico, sofás, roupas, calçados, ferro, pneus, entre outros. Para a coordenadora da equipe do Centro de Educação Ambiental, vinculado a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Lajeado (Sema), Isa Carla Osterkamp, apesar da grande quantidade de lixo encontrada todos os anos, os itens de maior volume estão diminuindo. Ações como esta são importantes para uma maior conscientização e valorização do Rio Taquari. "Vivemos o nosso dia a dia de costas para o rio, então, temos que resgatar a história para que as novas gerações percebam ele. É a água que bebemos e temos que nos preocupar", explica.
 
Em caso de chuva, a ação será transferida para o dia 14 de março. No dia 2 de abril, haverá uma nova reunião para organização do cronograma do evento e entrega dos materiais. Já a 10ª edição do Seminário Viva o Taquari Vivo, que envolve estudantes, será no dia 13 de setembro, nos prédios 7 e 11 da Univates. E a 9ª Jornada Técnica Ambiental ocorrerá no dia 27 de setembro, às 18h30min, no salão de eventos da Acil.
 
 
Apoio
 
A programação conta com vários apoiadores confirmados até o momento: Docile, Capitania dos Portos, Univates, Acil, CDL, Sesc, Sesi, Comitê Taquari Antas, Rotary Club Lajeado Engenho, Grupos de Escoteiros Tibiquary (Lajeado) e Centauro (Cruzeiro do Sul), Rotary de Arroio do Meio, Cacis Estrela, Prefeitura de Lajeado, Agea Marketing e Comunicação, O Informativo do Vale, Igreja Batista, secretarias do meio ambiente dos municípios participantes, Di Hellen, Unimed, Sorriso FM e Rede Encanto.
 
 
Pontos de encontro
 
Lajeado - Porto dos Bruder
 
Estrela - Parque da Lagoa
 
Arroio do Meio - Bairro Navegantes
 
Bom Retiro do Sul - Barragem
 
Cruzeiro do Sul - Clube Delta
 
Venâncio Aires - Mariante
 
 
Inscrições
 
A ficha de inscrição está disponível no site www.acilajeado.org.br
 
 
Dicas importantes
 
Se você também quer fazer parte deste momento de pura cidadania, observe alguns aspectos que vão facilitar o trabalho. Use camiseta confortável, se possível de manga longa, para proteção contra picadas de insetos. É recomendado também usar boné, calça comprida e sapatos fechados (se possível impermeáveis). No dia, serão entregues luvas plásticas apropriadas para a coleta e filtro solar.

Comentários

VEJA TAMBÉM...