Geral

Doutor Ricardo na rota dos caminhos autoguiados

Município inaugura trajeto que permite caminhadas sem guia


- Jair Stefanello/divulgação

DOUTOR RICARDO - Com temperatura de 0ºC e muita geada, às 8h da manhã de domingo, um grupo composto por 110 caminhantes oriundos do município e de cidades como Carazinho, Sobradinho, Estrela, Roca Sales, Encantado, Lajeado, Marques de Souza e Novo Hamburgo deram a largada para percorrer o mais novo trajeto de caminho autoguiado na região. Implantada pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e coordenado pelo projeto Passeios na Colônia, a iniciativa consiste em sinalizar com placas orientadoras trajetos para que caminhantes possam percorrê-los sem a necessidade de condutores e em qualquer dia da semana.

Durante a solenidade de inauguração, a prefeita Cátea Rolante destacou a importância da inauguração. "Nosso município tem muito a oferecer, como a gastronomia, belas paisagens, hospitalidade e eventos que nos caracterizam como a Terra do Filó. A partir de hoje também estamos oferecendo esse espaço para quem curte as coisas boas da vida caminhando".

Durante o percurso de 18 quilômetros, entre o centro da cidade, Barra do Zeferino e Gruta Nossa Senhora de Lourdes, o destaque para atrativos como capitéis, Gruta Nossa Senhora do Caravaggio, igrejas, propriedades rurais, Rio Guaporé e contemplação de viadutos na Ferrovia do Trigo. Para o secretário executivo da Amturvales, Selmar Klunk, a implantação do trajeto de caminhadas é uma das iniciativas da entidade para fortalecer o turismo regional.
Arvorezinha será o próximo município a receber a iniciativa. A inauguração ocorre em 25 de agosto.

Volta às origens

Natural do município, o empresário Gilmar Longo, morador de Lajeado, emocionou-se ao lado da esposa, Catarina, ao visitar a igreja onde frequentava as missas no tempo de infância. "Uma emoção muito forte ao retornar a um lugar onde tenho minhas raízes e onde aprendemos muito do que levamos para o resto da vida", comentou.

No percurso, igrejas e belas paisagens compõem o cenário Foto: Jair Stefanello/divulgação

Comments

SEE ALSO ...