Geral

Divina Providência pode assumir hospital

Casa de saúde tem Irmãs Franciscanas na administração desde 1997

Créditos: Jean Peixoto
Sob nova direção: reunião para definição de nova administração do Hospital de Estrela ocorre na próxima semana - divulgação

Estrela - A Rede de Saúde Divina Providência está em tratativas para assumir a administração do Hospital Estrela. O responsável pelas negociações, que está em São Paulo, tem uma reunião marcada para a próxima semana, na quarta-feira, às 10h. Em nota, a casa de saúde afirma que as mudanças serão detalhadas em coletiva de imprensa.

Fundado em 1929, o hospital tem em sua administração as Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, tendo por mantenedora a Associação Franciscana de Assistência à Saúde desde 1997. Atende a população do Vale do Taquari com serviços em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta e neonatal, clínica médica, clínica cirúrgica, pediatria, centro obstétrico, centro cirúrgico, saúde mental e pronto- socorro que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

 

Acreditação Hospitalar

O Hospital Estrela é referência na região. Foi, por exemplo, o primeiro a aderir ao Programa de Incentivo para Obtenção de Certificado da Acreditação Hospitalar, promovido pela Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo. E já colhe os frutos dos investimentos em qualidade. Recentemente, recebeu do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes) o tão almejado documento conferindo à casa de saúde, que completa 90 anos no ano que vem, um selo reconhecido nacionalmente com relação à segurança dos pacientes. Após um rigoroso processo de avaliação, o Estrela se tornou a primeira casa de saúde dos vales do Taquari, Rio Pardo e região do Jacuí a contar com a Acreditação Hospitalar. Os benefícios são para todos as pessoas atendidas no local, sejam clientes Unimed, de outros convênios ou do Sistema Único de Saúde (SUS). "Este programa está completando exatos três anos agora em novembro. É uma parceria que mostra o pioneirismo e a inovação em nossa relação com as pessoas. Percebemos que as instituições das nossas cidades estão buscando fortemente qualificação para que as pessoas precisem sair cada vez menos da nossa região para buscar tratamentos de saúde. Isso é um sinal do comprometimento das instituições com as pessoas, e é por isso que nós incentivamos e promovemos estas iniciativas", afirma o médico Aldo Pricladnitzki, presidente da Unimed VTRP. "Além de buscar mais segurança e melhorar a qualidade dos atendimentos para clientes Unimed, a implantação do projeto estende estes benefícios para toda a comunidade."

Na prática, o programa o qual o Hospital Estrela faz parte desde 2015 tem o objetivo de estimular a qualificação contínua de sua rede prestadora de serviços, onde a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) oferece incentivo financeiro aos hospitais que buscam a Acreditação. Além disso, auxilia no valor investido pela instituição na contratação dos serviços de diagnóstico e avaliação para a obtenção deste certificado.

 

Excelência

Durante os últimos quatro anos, o Hospital Estrela realizou melhorias em processos internos. Durante a avaliação para a Acreditação, um dos maiores destaques foi o acolhimento e a humanização no atendimento aos pacientes. A instituição se destacou em pontos técnicos também, como a estrutura física da área de ressonância magnética e a evolução e alinhamento do laboratório de análises clínicas. O HE viu reconhecido ainda pela Organização Nacional da Acreditação (ONA) ações como o voluntariado com gestantes em trabalho de parto, a atuação da pastoral da saúde junto aos pacientes internados e premiações aos colaboradores com incentivo para participação em capacitações e assiduidade. "Somos referência hospitalar para mais de dez munícios da região. A parceria da Unimed VTRP foi importante para que tenhamos conquistado a Acreditação. É um reconhecimento para que nosso trabalho possa ser cada vez mais destacado pela qualidade e acolhimento às pessoas", assegura a irmã Teresia Steffen. "Percebemos durante o processo da Acreditação que ele nos auxilia a transformar as pessoas em profissionais mais capacitados, organizando sistemas de gestão, buscando sempre como resultado a assistência segura e de qualidade. Isso proporciona também clientes e profissionais mais felizes no seu dia a dia."

 

Comentários

VEJA TAMBÉM...