Geral

Descarte correto de lixo é foco da ação Revive Boa Vista, de Teutônia

Iniciativa, que chegou à segunda edição do ano no sábado, recolheu, entre outros resíduos, sucatas, eletrônicos, pilhas e óleo de cozinha usado

Créditos: Thaís Presser
INICIATIVA: cerca de 20 voluntários trabalharam no recebimento do lixo - Thaís Presser

Teutônia - A segunda ação do Revive Boa Vista do ano ocorreu no sábado, no Pavilhão Multiuso, e incentivou a destinação correta o lixo. Entre os materiais coletados, que foram entregues pela população, estavam eletrônicos, óleo de cozinha usado, medicamentos vencidos, chapas de raio-x, baterias (exceto de veículos), pilhas e sucatas em geral. "Os resíduos que a comunidade trouxe são levados por uma empresa especializada, que descartará corretamente", explica a secretária executiva da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), Carina Schulte.

Atualmente, o posto de coleta, organizado por voluntários, é a única forma que os munícipes têm para descartar materiais que não devem ser colocados no lixo comum. "O pessoal tem se acostumado com a ação e se organizado para trazer os resíduos. Pedimos que cada um guarde em suas casas esses lixos e traga para o posto sempre que fizermos a ação. Essa, com certeza, é uma forma de preservarmos a natureza", comenta Carina.

Números
A secretária executiva da CIC comemora a quantidade de material arrecadado. "Percebemos que a cada edição conseguimos mobilizar e conscientizar mais a comunidade para que traga os materiais para o descarte correto. Queremos que continue dessa forma". Ela informa que foram recolhidos 641 itens, entre eles, 154 pilhas, 55 chapas de raio-x, 52 telefones, 69 litros de óleo de cozinha usado e 24 caixas de medicamentos vencidos.

Ações
A primeira atividade do ano do Revive Boa Vista ocorreu no dia 1º de julho. No dia 21 de outubro ocorrerá a ação principal do 8º Revive Boa Vista. A programação começa às 8h, com recepção dos voluntários e da comunidade, no Auditório 3 da CIC, seguido de organização das equipes e visitação ao Aterro Sanitário de Teutônia, às 8h30min.

Às 9h45min, iniciará a coleta de resíduos às margens do Arroio Boa Vista, e o encontro das equipes será às 11h15min na Associação dos Funcionários da Languiru. O encerramento está previsto para as 11h45min. Os 100 primeiros inscritos receberão uma camiseta do Revive Boa Vista. Em caso de chuva, o evento será transferido para o dia 28 de outubro.

A iniciativa do recolhimento de resíduos voltará a ocorrer no dia 2 de dezembro, no Supermercado Languiru, em Canabarro, das 8h30min às 11h30min. Além disso, no mesmo dia, um caminhão circulará em alguns locais do município para recolher materiais.

Histórico
O Revive Boa Vista teve início em 2010, quando foram realizadas atividades de recolhimento de lixo no Arroio Boa Vista, com mais de uma tonelada coletada nas margens, e o plantio de 500 mudas de árvores nativas. Em 2011, a ação recolheu 750 quilos de resíduos, seguiu com o plantio de mudas de árvores nativas e ainda propiciou visita ao Aterro Sanitário de Teutônia. A mesma quantidade de lixo foi recolhida no ano de 2012, que também teve o plantio de árvores.



As atividades de 2013 estiveram voltadas ao trabalho de conscientização da comunidade, com a distribuição de material informativo e educativo. Em 2014, com a retomada do recolhimento de lixo às margens do Boa Vista, foram coletados 290 quilos de lixo, além de distribuídas para plantio 200 mudas de árvores nativas.

Com o slogan "Sombra e água fresca estão em suas mãos", a 6ª edição, desenvolvida em 2015, contou com a primeira ação de descarte consciente de lixo eletrônico e medicamentos vencidos, oportunidade em que foram coletadas mais de 450 eletrônicos e 1,5 mil pilhas, cerca de 100 medicamentos vencidos e 29 litros de óleo de cozinha.

Em 2016, em quatro edições da ação, realizadas em junho, setembro, outubro e novembro, foram recolhidos cerca de 180 litros de óleo de cozinha, milhares de unidades de pilhas e baterias, em torno de 250 unidades de medicamentos vencidos, mais de 1,2 mil equipamentos eletrônicos e 140 chapas de raio-x.

Saiba mais
A ação socioambiental Revive Boa Vista, em sua 8ª edição, contou com a participação de 20 voluntários, e é uma realização da Unidade Parceiros Voluntários de Teutônia, com apoio da Administração Municipal e da Emater/RS-Ascar, além das mantenedoras CIC, Certel, Couros Bom Retiro, Seccare, Cooperativa Languiru, Sicredi Ouro Branco, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo e Star Led.

Comments

SEE ALSO ...