Geral

Comunidade aguarda término de ginásio e sede para este ano

Obras são realizadas com auxílio da prefeitura, moradores e recursos de emenda parlamentar

Créditos: Carolina Schmidt
- Carolina Schmidt

Lajeado - A finalização da obra da sede e do ginásio da Associação de Moradores do Bairro Moinhos D'Água é aguardada para 2018. Há mais de um ano, a sede começou a ser construída com verba arrecadada em campanhas, almoços, jantares e R$ 35 mil de auxílio da Prefeitura. Além de auxiliar com dinheiro, o Poder Público também colabora com materiais. A mão de obra é realizada por meio de pessoas que cumprem pena de prestação de serviço comunitário.

De acordo com o presidente do bairro, o eletricista Paulo Roberto Schneider, o espaço vai servir para clube de mães, atividades diversas do bairro, eventos e celebrações religiosas. "Será um espaço especial para a comunidade se reunir e confraternizar."

Em relação ao ginásio, o custo total é de R$ 370 mil, sendo que a estrutura principal já foi concretizada com recursos de emenda parlamentar. "A maior dificuldade é a falta de verba. Já falamos com o prefeito, que nos deu expectativa de fechar o ginásio ainda em 2018. O fechamento das partes laterais é o que falta para a concretização. A estrutura irá permitir que façamos eventos maiores para também trazer a comunidade de Lajeado que reside em outros bairros."

Conforme Schneider, o objetivo é recomeçar em março com as promoções para arrecadar os recursos. "Depois que as duas estruturas estiveram prontas, podemos dizer que será uma grande realização. Já esperamos por muitos anos as duas obras. Além do auxílio dos moradores e do Poder Público, temos o objetivo de buscar recursos junto ao governo estadual."
As duas estruturas do Bairro ficam em um terreno da prefeitura - por meio de cessão de uso. O prazo é de cinco anos com possibilidade de renovação por igual período.

Projetos da gestão
Paulo Roberto Schneider cumpre o segundo mandato como presidente da comunidade. Como fica no cargo até o final de 2018, o eletricista tem projetos para o desenvolvimento da região e para integrá-la aos bairros próximos. Entre eles, está a construção de um parque próximo da Escola Municipal de Educação Infantil Jeito de Criança.

Conforme Schneider, já existem duas licenças ambientais aprovadas. "Falta uma área de lazer para nós. O projeto do nosso parcão também irá beneficiar os bairros Montanha, Bom Pastor e São Bento. A área disponível é grande e tem condições de ser utilizada para recreação. Lajeado está crescendo e precisamos acompanhar com bons projetos e ideias."

Uma área que fica atrás da construção da sede também pretende ser utilizada para atividades de lazer. No local, o objetivo é trazer um voluntário para ministrar aulas de golfe para as crianças e jovens da comunidade. "O que precisamos é adequar o espaço, pois o professor já aprovou a ideia."

Outra preocupação de Schneider é com a segurança do bairro. Por isso, foi criado um grupo de Whatsapp para o repasse de informações sobre o assunto. Além de policiais militares e civis, conta com os moradores e interessados em participar com sugestões.

Segundo ele, o grupo foi criado em virtude das ocorrências frequentes de roubos e furtos. A troca de tiros na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ano passado, também foi um dos fatores que contribuiu para trazer insegurança aos moradores. Interessados em participar, podem entrar em contato pelo telefone 99724-3152.

"Como aqui é um bairro residencial, os fatos aconteciam durante o dia, quando os moradores estavam em horário de trabalho. No entanto, depois que criamos o grupo já deu um bom resultado com a diminuição das ocorrências. Sabemos que, devido à falta de efetivo, os policiais não conseguem vir, especialmente, para fazer ronda aqui todos os dias, mas devemos fazer a nossa parte em parceria com eles."

A criação do grupo também amadureceu a ideia da instalação de câmeras do bairro para este ano. "Iria facilitar muito o trabalho da polícia, pois o crime pode acontecer em outro lugar e o suspeito vir para esta região."

Comentários

VEJA TAMBÉM...