Geral

Coluna Fabiano


>> No ninho
** Henrique Lagemann, secretário da Fazenda de Estrela, protagonizou uma lista de assinaturas de tucanos dos vales do Taquari e Rio Pardo com a indicação do advogado Vinícius Medeiros para o cargo de secretário do Desenvolvimento, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos no governo de Eduardo Leite. Medeiros foi candidato a deputado estadual pelo PSDB na eleição deste ano e fez em torno de 17 mil votos. Tem experiência no setor jurídico e é muito próximo do governador eleito. Morador de Venâncio Aires, Vinícius é professor no curso de Direito da Unisc.

>> Esclarecimentos
** Sobre o tema levantado pela Coluna passada da proibição de acesso gratuito um grupo de guias de turismo, a Comissão Organizadora da Expovale mandou a seguinte nota, publicada na íntegra: "Acerca do ocorrido com um grupo de Guias de Turismo, que tentava acesso gratuito à 21ª Expovale, alegando amparo em Portaria do Ministério do Trabalho (Portaria 27 de 30 de janeiro de 2014), o artigo 9°, inciso V da lei, é claro ao permitir o acesso gratuito "quando possível", ou seja, a lei estabelece a possibilidade do guia ter acesso gratuito e, não, o dever da isenção pela feira ou evento.
O texto da lei refere ainda: "observadas as normas de cada estabelecimento". Ou seja, não é a lei que determina o acesso gratuito, mas cada estabelecimento decide a questão, internamente. Tudo isso, desde que os guias estejam devidamente credenciados como guia de turismo. Assim, como equivocadamente interpretado pelos guias no momento da entrada, eles não têm acesso gratuito a toda e qualquer feira. Portanto, as regras da 21ª Expovale são claras no sentido de que, quando o guia de turismo estiver acompanhando grupo de excursão, ele está isento do ingresso, desde que devidamente identificado e agendado previamente com a organização da feira a visita da excursão."

>> Não sai
** Vereador João Braun do PP de Estrela esclarece que não passa de especulação a sua saída da sigla para ingressar no partido Novo. Diz que não tem conversado com nenhum outro partido e não tem interesse de sair do PP.

>> Shows
** Estrela terá show com o Padre Alessandro Campos, Lajeado com a Família Lima e Teutônia com Thomaz Machado. São shows de Natal e ocorrerão ao longo do mês de dezembro.

>> PTB
** Em breve, deputado Enio Bacci deve anunciar seu ingresso no PTB. Sem protagonismo no PDT, o parlamentar tem se aproximado com petebistas do Estado como o vice-governador eleito e o prefeito de Canoas.

>> Gente
** No prédio onde por anos funcionou a Lupus Land, na Rota do Sol, em Estrela, está sendo instalada a empresa Incomisa, que será responsável pela instalação de redes de transmissão de energia do Vale do Taquari até Garibaldi, na Serra. Trabalho que deverá envolver em torno de 140 funcionários, credenciados e indicados pela Sedesth (Secretaria que absorve a pasta do Trabalho). O trabalho deve durar mais de dois anos.

>> Frutos
** Prefeito de Cruzeiro do Sul, Lairton Hauschild (PSDB) atraiu diversas empresas em 2018. Mesmo com a crise conseguiu colocar o orçamento em dia. Agora, espera colher frutos com a geração de novos empregos e mais renda. Com as contas em dia, promete obras para o município. O ano de 2019 promete para Cruzeiro do Sul.

>> Definidos
** Reta final de ano e de definições quanto à presidência das câmaras de Vereadores. Em Travesseiro, a presidência ficará com Tiago Weizenmann, do PP; em Progresso, quem presidirá a Câmara será Irinéia Vetorazzi Ferla; em Estrela o comando da Câmara caberá ao PTB, entre Élio Kunzler ou Pinho.

>> Na volta
** Governador eleito Eduardo Leite tem viagem marcada para a Europa. Na volta deve anunciar os nomes de seus secretários. Ao contrário do presidente eleito Jair Bolsonaro, que vem revelando os nomes da sua equipe, Leite tem sido reticente. Oficial até agora apenas o da Fazenda, importado do Rio de Janeiro.

>> Mãe e filha
** A comunidade será recebida na sede do Grupo Independente (GI), no dia 26 de novembro, para uma atividade especial: o lançamento do livro Não sou obrigada, escrito pela colaboradora Dirce Becker Delwing em parceria com sua filha Alice, de 13 anos. A programação ocorrerá a partir das 19h30min, na sede da Rádio Independente, no Bairro Alto do Parque, em Lajeado. O livro custará R$ 20 e a renda será revertida à Associação de Menores de Arroio do Meio (Amam). A entidade foi escolhida por Dirce, que é também jornalista e psicanalista, por ela já ter sido professora na instituição e manter até hoje uma relação de afeto pelo local.

>> Memórias
** No dia 29, ocorre a inauguração do memorial que homenageia os 68 pioneiros da antiga Fazenda dos Conventos, berço da colonização alemã de Lajeado. Será junto ao Urban Center, da família Richter, na entrada de Conventos. No mesmo ato será lançado o livro Pioneiros de Conventos - 1861, do professor Waldemar L. Richter e do jornalista Heinz Schmidt, um trabalho de pesquisa que apresenta sínteses genealógicas e biográficas de cada família de colonizador.


Fabiano Conte

Comments

SEE ALSO ...