Geral

Câmara homenageia Líria Maria Zart Jacques

Líria já recebeu o prêmio Destaque Regional Setor Promocional 1978 e foi a Personalidade Feminina de 1979

Créditos: Redação
- Lidiane Mallmann

Lajeado - A Câmara de Vereadores de Lajeado concedeu ontem a Comenda Doutora Regina Aesse Nöthen para Líria Maria Zart Jacques. A distinção é concedida a mulheres que tenham se diferenciado por sua relevante atuação junto à comunidade no exercício de suas atividades e funções e foi instituída em 2013.

Líria disse estar muito feliz com o reconhecimento. "Já não estou na ativa há 18 anos. Ser lembrada depois de tanto tempo é motivo de muita felicidade", descreve. Ela acredita estar representando todas as mulheres lajeadenses com o título. "Só tenho a agradecer porque sempre tive equipes muito boas junto comigo e que me auxiliaram na minha trajetória." A homenageada segue fazendo trabalho voluntário com o grupo Amigas do HBB, visitando pacientes do SUS e auxiliando nas suas necessidades. "Sei que não posso fazer tudo por todos. Mas sempre posso fazer algo por alguém em algum lugar."

Proponente, o vereador Ernani Teixeira da Silva (PTB) afirma que esta é uma honraria que toda a cidade oferece para Líria. "A história dela é algo para motivar qualquer um", destaca. A esposa de Ernani, Fátima Helena, entregou flores para a homenageada. O prefeito Marcelo Caumo frisa a liderança de Líria. "Um dos seus maiores atributos é saber liderar suas equipes com seu jeito meigo e doce, mas firme. Foi uma lembrança muito feliz e oportuna o nome dela para esta comenda", destaca. O ex-prefeito, Luís Fernando Schmidt, também ressalta esse aspecto. "Ela sempre falou das equipes que estavam com ela. Só existe uma boa equipe se houver liderança. E ela é uma grande líder."

Saiba mais

Líria Maria Zart Jacques é professora aposentada, especialista de educação e supervisão escolar. Começou a atuar como supervisora nas escolas de Lajeado em 1964. Foi titular da Secretaria de Trabalho, Habitação, Saúde e Ação Social entre 1977 e 82, esteve na Divisão de Cultura e Informática da Secretaria Municipal de Educação e Cultura entre 82 e 85. Entre 1987 e 91 foi coordenadora do Centro Social Urbano do Bairro São Cristóvão e secretária municipal de Saúde de 1993 a 2000.

Em 1995 recebeu o prêmio Alicerce Saúde. Foi funcionária do Hospital Bruno Born (HBB) e auxiliou na implantação do SAC. Desde 2003 é voluntária do Grupo das Amiga do HBB. Líria ainda recebeu o prêmio Jacob Kielling, participou do primeiro grupo da Criança e do Adolescente, sendo a 1ª presidente voluntária.

Concorreu duas vezes a vereadora e outras duas a vice-prefeita.

Ela também tem foi presidente do Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Lajeado, vice-presidente da Vovolar, membro da Comissão Municipal do Mobral, membro da Diretoria dos Clubes 4S - Emater - Secretaria da Agricultura. Atualmente integra o Departamento Social da Saidan, o Conselho Diretor da Fates e é secretária executiva do MDB.

Líria já recebeu o prêmio Destaque Regional Setor Promocional 1978 e foi a Personalidade Feminina de 1979.

Comenda

O nome da comenda é uma homenagem à memória da Doutora Regina Aesse Nöthen, primeira mulher a exercer a odontologia em Lajeado, na década de 60.

Comentários

VEJA TAMBÉM...