Geral

Acadêmicos da Alivat lançam 7ª edição de Concurso Literário

Evento apresentou a oportunidade de crianças, jovens e adultos se tornarem escritores

Créditos: Guilherme Rossini
REPRESENTANTES: Rudimar Haunstein, Wolfgang Hans Collischonn, Rosane Cardoso, Deolí Gräff, Beatris Chemin, Carlos Eduardo Ranzi e Carlos Reckziegel - Guilherme Rossini

Lajeado - O auditório da Casa de Cultura de Lajeado recebeu, na noite de ontem, além da presença de grande parte dos acadêmicos da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) , três escritores, lançando suas publicações. Wolfgang Hans Collischonn, autor da obra "À Minha Querência"; Rosane Maria Cardoso, que é autora do livro "A Literatura Infantil e Juvenil em Língua Espanhola", além de Rudimar Haunstein, responsável pela publicação do "Saga", que tem a intenção de levar, de forma ficcional, o leitor para um futuro distante e imaginário. Eles estiveram no evento falando sobre suas obras, também, com a função de incentivar o lançamento do 7° Concurso Literário da Alivat. "Gostaria de ressaltar a iniciativa da Alivat com o concurso literário. Nós, como poder público, temos o dever de apoiar, valorizar e incentivar esse trabalho educacional. Eu, como secretário, juntamente a administração, espero que em um próximo período, em torno de 2020, a gente possa também apoiar diretamente jovens escritores", enfatiza Secretário Municipal da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer (Secel), Carlos Reckziegel.

Na apresentação do evento e da sétima edição do concurso, o presidente da Alivat, Deolí Gräff, frisou a importância do projeto. "Ele é nossa preciosidade, porque com ele efetivamente colocamos em prática um dos nossos objetivos, que é estimular o surgimento de novos escritores. Nós queremos que mais pessoas escrevam e façam suas publicações, porque nós acreditamos na longevidade do livro." Carlos Reckziegel comentou a importância do trabalho em prol da educação. "Estamos, como Secel, cada vez mais fazendo investimentos em educação, focados na literatura. Com investimentos recentes, como em 2017, na reforma da biblioteca, principalmente na melhoria da estrutura e conservação, além da instalação de novos equipamentos e compra de mais livros. Com isso, proporcionando um lugar muito legal para oficinas com crianças, algumas já efetuadas em parceria com a Alivat."

 

Como participar

As inscrições dos textos devem ser feitas pelo e-mail [email protected], até o dia 31 de julho de 2019. O autor deverá, ao submeter sua inscrição, se identificar com nome, endereço residencial, telefone e e-mail. No Concurso, poderão participar autores maiores de 12 anos, com textos dos seguintes gêneros literários: conto, crônica, crônica histórica, poesia e literatura infanto-juvenil. Já as crianças com idade entre 6 e 12 anos, poderão participar contando histórias. O tamanho dos trabalhos de cada modalidade e outras informações sobre o concurso podem ser conferidas no regulamento, disponível no facebook da Alivat, podendo ser solicitado também pelo mesmo e-mail.

Comments

SEE ALSO ...