Economia

Sicredi Vale do Taquari inaugura sede administrativa em Lajeado

Prédio com 8,4 mil metros quadrados, localizado no Bairro São Cristóvão, foi entregue solenemente na noite de sexta-feira

Créditos: Carolina Schmidt e Alício de Assunção
- Lidiane Mallmann
Lajeado - Com a presença de representantes do sistema cooperativo e autoridades regionais, foi inaugurado o novo prédio do Sicredi Vale do Taquari, na noite de ontem. No auditório denominado de Ruben Neitzke, em homenagem póstuma ao fundador-presidente, convidados acompanharam a solenidade.
 
Entre as manifestações, o gerente executivo do Sicredi Vale do Taquari, Luiz Mário Berbigier, destacou a importância do evento. "A inauguração da nova sede é mais do que um sonho, é o cumprimento de um objetivo traçado lá em 1993, diante da situação em que a cooperativa se encontrava. De uma pequena sala, hoje estamos entregando um prédio com 8,4 mil metros quadrados."
 
Já o presidente da Central Sicredi Sul-Sudeste, Fernando Dall Agnese, salientou o que a instituição significa para a sociedade. "O Sicredi representa uma gestão colaborativa, com participação comunitária e de valorização das pessoas." O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, lembrou que o Sicredi incrementa o desenvolvimento do Vale do Taquari. "É um exemplo da busca do desenvolvimento e oportunidade para todos, uma parceria que resulta no crescimento de nossa região."
 
Antecedendo a bênção do local e o corte da fita inaugural, o presidente do Sicredi Vale do Taquari, Adilson Metz, destacou a forma de trabalho da instituição. "O Sicredi significa uma sociedade organizada, sólida, transparente e feita de pessoas para pessoas. Por isso, devemos lutar pelo trabalho em cooperação, pois um mundo melhor a gente faz juntos."
 
 
 
Nova sede traz equipamentos e sistema de ponta
Após sete anos de planejamento e dois do início da obra, o novo Centro Administrativo do Sicredi Vale do Taquari é inaugurado com equipamentos e sistemas de ponta. A estrutura está localizada no Bairro São Cristóvão e tem 8,4 mil metros quadrados. O investimento total ficou em cerca de R$ 32,5 milhões. 
 
Com sete andares e estacionamento, o prédio conta com agência e autoatendimento, retaguarda de atendimento, auditório com 293 lugares e equipado com sistema de áudio e vídeo de última geração, Superintendência Regional, sala de treinamentos e reuniões, espaço de convivência e memorial e casa de máquinas. Para o estacionamento, há 133 vagas, sendo 110 delas cobertas, divididas entre o subsolo e o edifício-garagem, anexo ao prédio principal.
 
Conforme o presidente do Sicredi Vale do Taquari, Adilson Metz, a automação no prédio e modernidade garantem a redução do custo operacional e a segurança que uma instituição financeira exige. "Boa parte dela não é perceptível, está nos bastidores, mas é estratégica. Já a tecnologia poderá ser percebida no dia a dia pelas pessoas, desde o sinal wi-fi disponível em todas as instalações até a sonorização interna e externa dos ambientes." 
 
Outro local que é destacado é o Memorial. O espaço resgata a história da cooperativa regional, com 111 anos; as pessoas que fizeram parte da trajetória; documentos; livros e máquinas usadas pela Sicredi Vale do Taquari. Todas as peças e figuras estão emolduradas ou expostas em caixas de vidro transparentes, acompanhadas de placas com informações explicativas. 
 
Segundo ele, muitas pessoas e empresas trabalharam na obra. No entanto, a prioridade foi a contratação de associados que responderam por 90% das demandas. As construtoras foram a Zagonel, responsável pelo prédio principal, e a Vigas, que fez o edifício-garagem. O projeto é do escritório Thomas & Horn Arquitetos.  
 
Conquista coletiva
De acordo com o presidente do Sicredi VT, Adilson Metz, na década de 1990, por uma série de fatores, o Sicredi teve que se desfazer de uma sala comercial no Centro de Lajeado. "E sempre foi nosso objetivo, em especial na pessoa do senhor Ruben Neitzke, devolvê-la para os associados. E é isso que estamos fazendo agora, com esse grande patrimônio inaugurado. O que vemos aí, hoje,  é uma conquista coletiva que merece ser festejada, em especial porque avançamos na contramão da crise, mostrando a força do cooperativismo e de uma sociedade organizada. Estamos em constante transformação." Além disso, há uma qualificação da gestão por meio da atualização constante do conhecimento. "Estar próximo do associado nos permite conhecer suas necessidades e possibilita a criação de novos serviços e a oferta cada vez maior de vantagens ao pertencer ao sistema cooperativado de crédito."
 
 
A atuação do Sicredi na região e Estado
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. De acordo com Adilson Metz, o modelo de gestão valoriza a participação dos 3,5 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 20 estados, com 1,5 mil agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. 
 
No Vale do Taquari, o  Sicredi possui mais de 50 mil associados. A regional tem sua superintendência em Lajeado e opera com 15 agências em 11 municípios. São eles, Lajeado, Santa Clara do Sul, Mato Leitão, Marques de Souza, Boqueirão do Leão, Cruzeiro do Sul, Travesseiro, Progresso, Forquetinha, Canudos do Vale e Sério.
 
Metz ainda reforça os pilares que diferenciam a cooperativa: atendimento, em primeiro lugar e com destaque. "Depois, vêm a distribuição de resultados e instalações modernas e com tecnologia. Foi assim que crescemos e é assim que temos que continuar. Queremos sempre estar muito próximos das pessoas, seja nas agências ou nas comunidades, fortalecendo nossos vínculos e o relacionamento. Valorizar o lado humano é o mais importante", afirma. 

Comentários

VEJA TAMBÉM...