Colunistas

Duas perguntas para Norton Valladão Panizzi

Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do RS responde sobre a maçonaria na atualidade


Começa de conversa
A corrupção será um dos temas centrais da campanha eleitoral: 62,3% dos entrevistados afirmaram que essa é a principal angústia em relação ao país.


A taxa de rejeição é grande, e a taxa de rotatividade deve ser imensa nessa eleição. Tudo aponta para uma eleição que vai ser um momento único da política brasileira, como poucos nós tivemos, comenta o diretor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Marco Aurélio Ruediger, que coordenou a pesquisa "O dilema do brasileiro: entre a descrença no presente e a esperança no futuro". O descolamento da sociedade em relação ao Congresso Nacional e ao Executivo ficou patente no levantamento.


Na pesquisa, 55% dos ouvidos rejeitaram a possibilidade de escolher o mesmo candidato à Presidência em quem votaram nos pleitos anteriores. Os percentuais se mantêm no mesmo patamar para governador (53%), senador (52,4%) e deputado federal (51%).

 

Você sabia que...
Treze partidos correm o risco de desaparecer a partir de 2018, com a vigência da cláusula de desempenho: PSTU, Avante (PTdoB) PEN (Patriotas), PSDC, PCO, PCB, PPL, PRTB, PMN, PRP, PTN, PSL e PHS. Tiveram menos de 1 por cento da votação para a Câmara dos Deputados em 2014. Com a recente reforma, a exigência mínima passa a ser 1,5 por cento em nove Estados.

 

Duas perguntas para: Norton Valladão Panizzi, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do RS, eleito para o governo de 2018 - 2021.

1) O que é a Maçonaria hoje?
O que diferencia a maçonaria de hoje de tempos antigos é o fato de que hoje ela é apenas discreta em relação ao passado quando era secreta. Em sua essência continua igual, ou seja, é uma sociedade iniciática que visa aprimorar o homem em prol do bem da humanidade.

2) Quais são as principais ações da Maçonaria do RS?
Além de diversas ações sociais e filantrópicas promovidas pelas lojas individualmente a Grande Loja tem apoiado e incentivado a implantação de Observatórios Sociais, bem como diversas ações culturais e assistenciais promovidas pela Fundação Maçônica Educacional.


Papo de Café
Nome: Guilherme R. Göhl
Profissão: comerciário
Time do coração: Grêmio
Naturalidade: Lajeado
Política é... "estar a serviço da sociedade de forma ética e honesta".
Gostaria de tomar um café com... com meu antigo professor de Filosofia.

 

 

Comentários

VEJA TAMBÉM...