Colunistas

Duas perguntas para José Otávio Fonseca

Ele é representante do governo do Rio Grande do Sul, em Brasília. Faz a ligação de ações do Executivo estadual com órgãos públicos federais.


Começo de conversa
Carnaval
Marchezan, prefeito da capital dos gaúchos, virou tema de
escola de samba e marcha de carnaval. Antes que perguntem se é uma homenagem, é preciso dizer que é uma forma de protesto.


Auxílio-moradia

O auxílio-moradia dos senadores é maior que o dos juízes. São R$ 5.500 mensais.


Ações de marketing
Centrais do PT começarão a distribuir os panfletos #obrasilprecisadelula. "Na feira, no trabalho, na escola", diz o secretário de comunicação do partido, Carlos Árabe.


TRF-4 Lula
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) publicou nesta terça-feira o acórdão, ou seja, a decisão do julgamento que condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a 12 anos e um mês de cadeia por conta de ter recebido um apartamento em forma de propina.


Você sabia que...

Carnaval é um festival do cristianismo ocidental, que ocorre antes da estação litúrgica da Quaresma. Os principais eventos ocorrem tipicamente, durante fevereiro u início de março durante o período historicamente conhecido como Tempo da Septuagésima ou pré-quaresma. O Carnaval normalmente envolve uma festa pública e/ou desfile, combinando alguns elementos circenses máscaras e uma festa de rua pública. As pessoas usam trajes durante muitas dessas celebrações, permitindo-lhes perder a sua individualidade cotidiana e experimentar um sentido elevado de unidade social. Outros estudiosos defendem a origem do nome romano para a festa do Navigium Isidis "navio de Ísis"), onde a imagem de Ísis era levada à praia para abençoar o início da temporada de velejamento. O festival consistia em um desfile de máscaras que seguia um barco de madeira decorado, possivelmente a origem dos carros alegóricos dos carnavais modernos.


Duas perguntas para José Otaviano Fonseca, representante do governo do Rio Grande do Sul, em Brasília. Faz a ligação de ações do Executivo estadual com órgãos públicos federais.

1) Por que é importante o Regime de Recuperação Fiscal para o RS?
O RRF é importante para o RS porque significará três anos sem pagarmos a parcela da dívida com a União, que hoje consomem cerca de R$ 260 milhões por mês. O Estado passará a ter ainda, condições de contrair empréstimos, o que hoje é impossível. Ou seja, haverá respiro nas contas do Executivo.


2) Caso não seja aprovado, quais as consequências?
A não aprovação significará um arrocho ainda maior nas contas do Estado, uma vez que o pagamento da dívida está suspenso graças a uma liminar do STF, que pode cair a qualquer momento, e isto significaria o agravamento da crise financeira do Estado. A consequência mais grave e imediata, entre outras, seria um parcelamento ainda maior no pagamento dos salários dos servidores.


Papo de Café
Nome: Wilkyns Arlindo Junior Gross
Naturalidade: Marques de Souza/RS
Profissão: Estudante de Direito e vereador
Política é... a forma social que movimenta as ações da humanidade. Com ela, podemos evoluir ou involuir.
Time do coração: Grêmio
Gostaria de tomar um café com... meu querido professor Gusttavo Arossi.

 

Comentários

VEJA TAMBÉM...