Colunistas

Um novo mercado no lugar do Rissul

Com a saída da loja do Shopping Lajeado, direção cogita outra bandeira para ocupar o espaço


Ausência
** Governador José Ivo Sartori não compareceu à posse do novo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marlon Santos (PDT). Nos bastidores, a informação dá conta de que foi uma forma de mostrar seu descontentamento com a postura da bancada do PDT que "abandonou" a base aliada, em 2017.


Tradição

** Neste sábado, no Clube Esportivo Travesseirense, ocorre o tradicional baile de Kerb de Travesseiro. Na oportunidade, antes do início do baile, acontecerá o cumprimento da tarefa da gincana, que consiste na apresentação de dança tradicional alemã pelas três equipes participantes. Kerb faz parte da cultura local e reúne um grande público.


Advogado?
** Pelos corredores da Câmara de Lajeado, circula a informação de que o novo presidente nomeará um advogado para a função de assessor de imprensa do Legislativo. Por mais que a nomeação deste cargo não exija qualificação específica, como formação em Jornalismo, a decisão, se ocorrer, será um desprestígio à categoria. Confiando na seriedade de Eder Spohr no comando da Casa, o que a comunidade espera dele é firmeza nas decisões e que não se submeta a "acordos" políticos por cargos. Seria uma forma errada de começar seu mandado como presidente.


Na posse
Presidente municipal do PDT de Lajeado, Renato Worm, e sua esposa Eliana prestigiaram a posse do novo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marlon Santos. A solenidade ocorreu esta semana. Enio Bacci, deputado do mesmo partido, será o ouvidor da Assembleia. O PDT buscará, em 2018, fortalecimento da sigla lançando candidatos próprios à Presidência da República e ao governo gaúcho e tentará o aumento no número de deputados na Assembleia. Marlon Santos e Enio Bacci tentarão a reeleição.


Discreto
Deputado federal Renato Molling (PP) adota um estilo "mineiro" de atuar. Não é adepto a holofotes antes do tempo. Esta semana, ele andou pela região, confirmando a entrega de emendas parlamentares. Entre elas, uma verba substancial para a compra de um aparelho de raio-x para o Hospital de Marques de Souza. Molling tem sua base eleitoral no Vale do Sinos, mas buscará apoio no do Taquari, onde sempre faz uma boa votação.


Coordenação
O professor e filósofo Gustavo Arossi assumiu o papel de coordenação estratégica e de planejamento, desde redes sociais até propostas de plano de governo, que são utilizadas como meio de disputa dentro dos progressistas. Ele atua para Antônio Weck, advogado e empresário de Novo Hamburgo, um dos pré-candidatos do PP. As prévias internas devem ocorrer entre ele, o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, e o deputado federal Luís Carlos Heinze.


Tiro curto

** Penso que a campanha eleitoral deste ano será rápida - "tiro curto", cem metros rasos (37 dias) e marcará o começo do fim do estilo tradicional de pedir votos. Mais do que nunca, redes sociais serão cruciais.


Em casa
** Pesquisa aponta que 77% dos moradores de Porto Alegre têm medo de sair à noite, em razão da violência. Talvez o percentual não seja tão elevado na região, mas a falta de segurança tem feito com que as pessoas fiquem mais em casa.


Bolsonaro
** Astróloga Maricy Vogel, famosa entre os políticos e personalidades, garante: Jair Bolsonaro será o próximo presidente do Brasil. Segundo ela, os astros em 2018 são favoráveis aos candidatos da direita - e quanto mais conservadores, melhor. Vamos ver então.


Otimismo
** A principal característica que o eleitor espera do próximo presidente da República é o otimismo, diz estudo da consultoria Cambridge Analytic Ponte, com 1,2 mil pessoas no mês de janeiro. Para 52,8%, o líder deve ser otimista. O estudo foi realizado com pessoas de 18 a 55 anos, em todo o país.


Novo mercado?
** O fechamento do supermercado Rissul, no Shopping Lajeado, é mais um sinal da desastrosa administração do centro comercial. Sem maiores atrativos e pessoas/clientes circulando pelo empreendimento, é claro que as vendas tendem a cair. Entre os lojistas, que ainda têm confiança na recuperação do shopping, circula a informação de que os novos administradores já estão em tratativas com outra rede supermercadista e que, em breve, poderá ser anunciada.


Em Lajeado?
**Advogado Juliano André Heisler foi anunciado como novo procurador da Prefeitura de Encantado. Mas ele também poderá assumir como advogado da Câmara de Lajeado.

Comentários

VEJA TAMBÉM...