Colunistas

Coluna do Deraldo


>> Sistema de governo
A democracia, com todas as suas imperfeições e contradições, ainda é o melhor sistema de governo. Preservar e reforçar o caráter democrático é missão que se impõe aos que creem que cabe ao povo decidir o que quer.

>> Exercício da cidadania
A eleição representa o momento máximo do exercício da cidadania, com a escolha dos representantes no Executivo e Legislativo. A eles, outorgamos o direito e a autoridade para decidir sobre o futuro que nos será dado.

>> Festa da democracia
É o dia em que todos são chamados para exercer o direito ao voto. Mais do que uma guerra, o fato deve ser visto como uma festa da democracia. E que tudo pode ser mudado a cada quatro anos usando apenas o voto.

>> Novo presidente
Aceitar o resultado da urna faz parte do jogo democrático. Somente um nome será eleito e subirá a rampa do Palácio do Planalto. O presidente ungido pelo povo deve ser respeitado e ter condições de governar.

>> Governo e oposição
Ao mesmo tempo em que se elege o governo se escolhe a oposição. Aos derrotados se roga que façam uma oposição firme, mas responsável. Ao novo chefe da nação se pede que governe para todos sem distinção.

>> Resultado da eleição
Não aceitar o resultado da eleição, se rebelar contra a urna eletrônica ou considerar ilegítimo o representante escolhido só causará instabilidade política com graves reflexos na economia e na geração de emprego.

>> Geração de emprego
O que todos esperam é a geração de emprego para trabalhar e dar sustento à família. O último quatriênio mostrou que a luta quase fratricida entre brasileiros gerou uma das maiores recessões na nossa economia.

>> Nomes das urnas
Marcar posição não significa trabalhar pelo "quanto pior melhor". Os nomes oriundos das urnas devem assumir compromisso com o Brasil. A prioridade deve ser a busca pelo bem-estar da população.

>> Atenção aos frágeis
A eleição passará, mas o Brasil vai ficar com todos os seus problemas e desigualdades. Serão quatro anos para que os eleitos possam dizer a que vieram. Os mais frágeis e vulneráveis precisam de atenção redobrada.

>> Perfil dos legisladores
O Brasil terá outra cara depois destas eleições, principalmente, no Legislativo, pois se já se saberá quem serão os novos representantes. Com os resultados será possível fazer uma radiografia do perfil dos novos legisladores.

>> Processo de transição
Os institutos de pesquisa mostram que vários Estados devem decidir a eleição no primeiro turno. Onde ocorrer, facilita o processo de transição de governo. Se houver reeleição é sinal de que a administração foi aprovada.

>> Cobrança das promessas
Que os brasileiros recebam com maturidade e serenidade os resultados da consulta popular feita por meio do voto tendo ciência de que esta é apenas uma etapa. Outra se inicia na cobrança daquilo que foi dito e prometido.


Deraldo Goulart

Comentários

VEJA TAMBÉM...