Colunistas

Coluna do Deoli

Créditos: Da redação

>> Arvoredo
** A importância das árvores está naquilo que nós enxergamos e recebemos delas. Sua presença reduz a poluição sonora e os ventos, mantém a umidade do ar e chuvas regulares. Elas fornecem os ingredientes para produzir medicamentos e chás. Dão frutas, flores, sementes, fibras, madeira, látex, resinas, pigmentos e muito mais. Cuidam da saúde do solo e evitam a erosão com suas raízes. Dão sombra, encantam e alegram a vida das pessoas. Cuidar das árvores é dever de cada um. Da mesma forma como se reconhece o quanto humano somos ao cuidar dos animais, o mesmo vale também para as árvores.

>> Cantoria de Reis
** Nair Deboer Salvi , Ildo Paulo Salvi, Joaquim Reckziegel, Simone Prinz Cordeiro, Nadir Marmit, Antonio João Fluckseder e Jaime Augusto Ghilardi são os integrantes do Grupo de Terno de Reis Oclaje Vida e Luz. Eles mantêm esta tradição há muitos anos. As visitas foram realizadas em 4, 5 e 6 de janeiro. A cada noite, eles apresentaram-se em pelo menos quatro casas. Vestidos com trajes que caracterizam os reis magos, são recebidos de forma festiva, alegre e ganham muito elogios. Aplausos!
Saiba mais
O Terno de Reis é uma alusão aos três reis magos que visitaram o Menino Jesus e o presentearam com incenso, ouro e mirra. A cantoria de reis foi trazida ao Brasil pelos portugueses. Aqui foi adaptada para o folclore de cada Estado. O Dia de Reis é 6 de janeiro.

>> Obituário
** Frei Eugênio Schmidt (90), natural de Estrela, faleceu dia 26 de dezembro. O corpo foi sepultado no cemitério dos freis no Convento São Boaventura, em Daltro Filho, Imigrante. Dedicou 70 anos de sua vida à Igreja Católica, como frade menor, e 65 anos como sacerdote. O grande legado que ele deixa é seu amor à proteção ao meio ambiente e à produção de alimentos de forma orgânica, para saciar a fome de forma justa. Ele também foi um grande entusiasta ao sistema cooperativista. Nesta área foi incansável na criação da cooperativa Certaja, de Taquari.

>> Rhein Zeitung
** Waldemar Richter e Heinz Schmidt - autores do livro Pioneiros de Conventos, lançado em novembro - foram notícia no jornal Rhein Zeitung, editado na cidade de Koblenz/Alemanha, na edição do dia 29/12. No texto, tem informações sobre Lajeado e o conteúdo da obra, que faz ampla abordagem sobre cada uma das 68 famílias pioneiras que colonizaram o município entre 1854 e 1861.

>> Folha
** A Administração Municipal de Lajeado vendeu a folha salarial ao banco Santander pelo valor de R$ 3 milhões. O dinheiro será investido na reforma do prédio do Centro Administrativo Municipal. Está sendo elaborado o projeto das remodelações e serem executadas.

>> Irmã Branca
** Carla Mafalda foi reeleita e vai continuar no cargo de diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Irmã Branca de Lajeado por mais três anos, tendo como vices Juliana Pothin e Clarice Maria Colognese.

>> Tutti Fratelli
** Ari Bagatini foi eleito presidente da Società Taliana Tutti Fratelli para gestão 2019-2020. A posse foi em encontro de Natal, dia 22.

>> Os Sapinhos em Strassburg
** Iloi Wasen, morador de Teutônia, em sua viagem de férias para a cidade histórica de Strassburg/França, levou na bagagem alguns exemplares do livro Os Três Sapinhos, lançado em dezembro por Celson Weirich. Strassburg está situada às margens do Rio Reno, uma parte da cidade pertence à França e outra, à Alemanha. O destaque é a catedral com torre de 142 metros de altura. Em seu interior está o relógio astronômico.

>> 50 anos de padre
** Dom Gentil Delazari celebrou ontem, na Comunidade Três Reis do município de Coqueiro Baixo, os 50 anos de ordenação sacerdotal. Ele é natural de Relvado. No dia 27 de março, comemora 25 anos de ordenação episcopal, adotando como lema: "Preparar os caminhos do Senhor". Dom Gentil é atualmente bispo emérito da Diocese de Sinop/MT.

>> Encontros de famílias
** O 4º Encontro da Família Cossul será no próximo fim de semana, no CTG Tropeiros da Amizade de Roca Sales. No sábado, constam passeio pela cidade e jantar festivo. No domingo, a programação inicia-se às 9h com café e, às 9h30min, lançamento do livro A Saga da Família Cossul, de autoria do escritor Luiz Carlos Rotta Gosmann. Às 10h30min, haverá celebração religiosa e, ao meio-dia, almoço de confraternização. Informações pelo fone (51) 99173-0896.
** O 14º Encontro das Famílias Gavazzoni e Muraro será nos dias 19 e 20 de janeiro, em Flores da Cunha. Informações pelo fone (54) 99974-9192.
** O 9º Encontro da Família Trebien será nos dias 12 e 13 de janeiro, em Sinop/MT. Informações com Heldemar e Selma Friedrich pelos fones (66) 3532-6581 ou (66) 99985-9018.


Comments

SEE ALSO ...