Alicio um lugar no vale

Picada Serra - Marques de Souza

Alicío de Assunção alí[email protected]


A pequena localidade não poderia estar num ponto mais privilegiado. Às margens da RS-423, pouco menos de seis quilômetros da BR-386 e com uma altitude de 470 metros, o que proporciona uma temperatura amena durante boa parte do ano. As paisagens compostas pelas matas, morros e plantações, muitas vezes cobertas por uma densa neblina, faz em alguns momentos a imaginação nos remeter a algum país europeu. A propósito, a localidade tem ligações com aquele continente. Por volta de 1900, vindos da Serra Gaúcha, especialmente Garibaldi e Bento Gonçalves, chegavam os imigrantes italianos. Eram as famílias Colombo, Merlo, Zachetti, Cavaletti e Broilo que davam início a uma linda história de muita luta e perseverança.

Mais tarde chegaram por aqueles lados outras famílias como os Zagonel, Pedó, Grana, Zangali, Vetorazzi, Degasperi, Bonacina, Cassaneli, Sachett, Sgarabotto, Andrade e Borsatto, entre tantas que ajudaram a construir uma linda história como construção de uma escola. Assim, o morador Augusto Colombo ofereceu espaço de sua própria casa, gratuitamente, para que ali funcionasse a primeira escola e igreja, por volta de 1910. O primeiro professor foi o próprio Augusto

Colombo, o qual passou os ensinamentos a seu filho, Atílio Policarpo Colombo, que continuou a caminhada, sendo o primeiro professor oficial encontrado nos registros na escola fundada em 1940 e que funcionou até 2017. Trabalho e lazer sempre foram aliados na história de Picada Serra.

Hoje a localidade também sedia um dos maiores eventos da região. "A Festa do Colono Italiano é uma das marcas de nossa comunidade e a 39 edição ocorre no próximo domingo, 28 de Julho. "Momento e de reencontro de ex-moradores e integração com os visitantes. Somos em apenas vinte famílias que ainda se mantêm aqui, mas que se doam para que as pessoas se sintam muito bem nesse dia festivo em nossa comunidade", comenta o produtor rural, Juarez Degasperi, integrante da diretoria da Comunidade São Paulo.

Produtor rural Juarez Degasperi destaca trabalho em conjunto da comunidade


Alício de Assunção Repórter

Comments

SEE ALSO ...